Dia do Município de Viseu é celebrado amanhã com homenagens e manifestações culturais
20-09-2023Município
Comemorações são marcadas pela distinção de 9 personalidades e entidades de Viseu, data em que encerra, também, a Feira de São Mateus
O Município de Viseu celebra o seu dia, esta quinta-feira, 21 de setembro, com um programa alargado de atividades. Às celebrações religiosas e à distinção de colaboradores do Município e personalidades da região, juntam-se momentos culturais, desde as ruas da cidade até ao palco da Feira de São Mateus.
O dia festivo inicia com a celebração da Missa em honra de São Mateus, às 9H30, na Igreja de São José, seguida de Procissão.
Às 11H30, no Viriato Teatro Municipal, terá lugar a Sessão Solene que distinguirá funcionários do Município pelos seus 15, 20 e 30 anos de serviço. Posteriormente, 9 personalidades e entidades receberão a Medalha Municipal de Mérito pelo percurso de excelência, na promoção, valorização e desenvolvimento de todo o concelho.
Serão agraciados com esta distinção o antigo Vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Joaquim Américo Nunes; António da Cunha Lemos, antigo Vereador da autarquia; António Botelho Pinto, pelo seu percurso como Chefe de Divisão e Vereador dos Recursos Humanos e Finanças; e o antigo Diretor de Departamento, José dos Santos Simões.
A Medalha Municipal de Mérito será ainda entregue a José Moreira Amaral, antigo Vereador da Câmara e Gestor Executivo da Expovis; ao Selecionador Nacional Francisco Neto; a António Correia de Campos, antigo Ministro da Saúde; e a Maria de Fátima Eusébio, pelo percurso realizado na Coordenação do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu e na Direção do Tesouro-Museu da Catedral. Será distinguida, também, a empresa JLS - Transportes Internacionais, pela investimento na região.
No Dia do Município de Viseu, as ruas da cidade vão ser percorridas por um Cortejo Histórico-Etnográfico, com início marcado para as 15H30.
Este será um espetáculo único, que alia a história à etnografia, com uma apresentação dos usos e costumes dos Grupos Folclóricos, Grupos de Cantares, Zés Pereiras e Bandas Filarmónicas, oriundos das Freguesias de Viseu. No total, serão cerca de 1300 pessoas envolvidas, organizadas em 46 grupos participantes.
O formato pensado para o Cortejo é diferente do habitual, contando com exibições/apresentações, em simultâneo, a partir de vários locais, abrindo espaço para momentos de percussão tradicional, com os Zés Pereiras; para a celebração da música e cantares tradicionais, pelos Grupos de Viseu, focados na preservação e divulgação do reportório tradicional da região; para a apresentação pelos Grupos e Ranchos Folclóricos de Viseu, das danças e das músicas que as enquadram, no respeito pelas tradições e rigor dos trajes que representam as vivências e a essência da cultura popular; não esquecendo as Bandas Filarmónicas.
À noite, a Feira de São Mateus vai agraciar todos os viseenses com o concerto de encerramento do certame, protagonizado pelo artista Matay. O início está marcado para as 22 horas e a entrada é gratuita.
Cortes de trânsito afetos à realização do Cortejo Histórico-Etnográfico
Cortes de trânsito afetos à realização do Cortejo Histórico-Etnográfico