Saltar para o conteúdo principal

De 15 a 24 de junho, Viseu desfila tradição e cor pelas Festas Populares

14-06-2024Cultura
De 15 a 24 de junho, Viseu desfila tradição e cor pelas Festas Populares
Este sábado, pela Avenida da Europa, vão desfilar dez grupos nas Marchas. Cavalhadas de Teivas e Vildemoinhos, a 16 e 24 de junho, respetivamente, abrilhantam programa das Festas Populares de Viseu

O mês é de Santos Populares e a Cidade-Jardim celebra, em clima de festa, as tradições que há muito fazem parte da sua identidade. De 15 a 24 de junho, o programa das Festas Populares de Viseu promete levar às ruas, avenidas, praças e jardins, centenas de viseenses, visitantes e turistas, com a realização do Desfile e Concurso das Marchas dos Santos Populares, a 15; das Cavalhadas de Teivas, a 16; e das Cavalhadas de Vildemoinhos, a 24.

Esta tarde, dia 14 de junho, decorreu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a assinatura dos acordos de colaboração com a Associação Cultural, Recreativa e Social de Teivas e com a Cavalhadas de Vildemoinhos - Associação de Atividades Tradicionais, com vista ao apoio à realização dos eventos. Estes acordos estabelecem os termos de colaboração, consubstanciada em apoio financeiro e não financeiro a estas entidades.

É já este sábado, dia 15, que as Marchas desfilam na Avenida na Europa, pelas 21H30, mostrando os seus trajes, adereços e coreografias, com a apresentação da atriz Marina Mota. Em 2024, os grupos irão dançar ao som da música "Menina da Beira”, da autoria dos viseenses Carlos Lopes de Matos e Maria do Rosário Correia Simões (letra e música).

O habitual desfile e concurso regressa à Avenida, contando este ano com a participação de dez grupos marchantes: Jardim-Escola João de Deus de Viseu; Fundação Mariana Seixas; Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola Básica e Jardim de Infância de Santiago; Associação de Pais de Sta. Eugénia; Junta de Freguesia do Campo; Colégio "Os Traquinas”; APPACDM de Viseu; Associação Cultural, Social e Recreativa de Santiago; Centro Cultural do Campo; e Centro Social Cultural Recreativo e Desportivo Leões da Beira.

No dia 16 de junho, domingo, às 14H30, no Parque Aquilino Ribeiro, será efetuada a divulgação e entrega dos prémios das Marchas dos Santos Populares (Desfile e Marcha Viseu).

O primeiro fim de semana das Festas Populares de Viseu encerra da melhor forma, com as centenárias Cavalhadas de Teivas, que trazem o seu cortejo histórico, repleto de alegria e cor, às ruas da cidade, também no domingo, dia 16, pelas 15 horas. 

Este ano, as Cavalhadas de Teivas apresentam um total de 15 carros, estando 10 deles a concurso (6 artísticos e 4 tradicionais); os restantes integram o cortejo cumprindo cada um a sua função: cavalos, 5 grupos de bombos, 2 fanfarras, uma banda filarmónica, 1 rancho folclórico e 2 novidades: o Grupo de Concertinas de Vila Maior e o Grupo de Pauliteiros de Miranda de Sendim. A dança da Morgadinha também estará, como sempre, presente: este ano, com um número significativo de pares (26), pois cada vez mais, de acordo com a organização, a população deseja integrar esta tradição.

A programação das Festas Populares de Viseu estende-se até 24 de junho, Dia de São João, com a realização das Cavalhadas de Vildemoinhos. Em 2024, contarão com 21 carros tradicionais e artísticos, incluindo um veículo humorístico; o evento terá, também, grupos de bombos e fanfarras e, ainda, a grandiosa Charanga da GNR a cavalo. 

Imbuídas no espírito de "Viseu, Cidade Europeia do Desporto 2024”, as Cavalhadas de Vildemoinhos preparam também um momento surpresa que, de acordo com a organização, "promete relembrar, celebrar e inspirar as novas gerações do legado desportivo de um Trambelo”. Assim, a partir das 9 horas, carros e grupos vão alinhar-se na Avenida Cidade de Aveiro e Avenida Alberto Sampaio para percorrerem as ruas do centro da cidade, cumprindo a promessa ao santo padroeiro.

O Município de Viseu defende e incentiva a valorização cultural, a qualificação, a promoção e a revitalização da cultura tradicional de raiz popular, assim como as produções locais, enquanto elementos fundamentais para a afirmação do território, na atratividade económica, social e turística, e para a defesa e projeção da identidade de Viseu. O Município convida todos os viseenses e visitantes a participar das Festas Populares de Viseu 2024.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi