Casa da Ribeira apresenta exposição de loiça portuguesa em parceria com Museu Etnográfico de Silgueiros

05-08-2024Cultura
"Cerâmica Portuguesa” é o nome da mostra que inaugura a 10 de agosto

O Museu Municipal Casa da Ribeira, em Viseu, convida todos os apaixonados pela cultura portuguesa a visitar a sua nova exposição de loiça portuguesa, resultado de uma parceria com o Museu Etnográfico de Silgueiros. A inauguração está marcada para dia 10 de agosto, pelas 17 horas, e contará com a presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Leonor Barata, e do Presidente da ASSOPS - Associação de Passos de Silgueiros, José Marcelo Lopes.

Esta exposição vai proporcionar uma viagem no tempo aos visitantes, percorrendo a evolução das loiças utilizadas em Portugal desde a época da monarquia até aos inícios dos anos 2000. A vasta coleção do Museu Etnográfico de Silgueiros, composta por peças de inestimável valor histórico e cultural, proporciona um olhar profundo sobre a vida quotidiana das famílias portuguesas através dos tempos.

Entre os destaques da exposição, encontram-se peças de várias fábricas portuguesas, algumas já extintas e outras ainda em funcionamento. Entre elas, destacam-se a Vista Alegre, Loiça de Sacavém, Candal, Massarelos, CF Viana e Loiça de Alcobaça, entre outras.

De acordo com a Casa da Ribeira, cada uma destas fábricas contribuiu de forma única para a produção de loiças em Portugal. A exposição não só homenageia as tradições da cerâmica portuguesa, mas também enfatiza a importância das refeições na cultura nacional, ilustrando a forma de viver das famílias portuguesas através dos tempos. Ao observar as peças expostas, os visitantes serão transportados para diferentes épocas, explorando o quotidiano e os rituais associados à mesa.

A Casa da Ribeira e o Museu Etnográfico de Silgueiros convidam todos os interessados a marcar presença na inauguração da exposição "Cerâmica Portuguesa”.