Casa da Ribeira acolhe exposição promovida pelo Teatro Nacional D. Maria II

25-05-2023Cultura
Casa da Ribeira acolhe exposição promovida pelo Teatro Nacional D. Maria II

"QUEM ÉS TU? | Um teatro nacional a olhar para o país” é a nova exposição do Museu Municipal de Viseu. Inaugura a 3 de junho

De 3 a 24 de junho de 2023, a Casa da Ribeira, em Viseu, acolhe a exposição "QUEM ÉS TU? | Um teatro nacional a olhar para o país”. A mostra está integrada na "Odisseia Nacional”, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II em parceria com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e o Museu Nacional do Teatro e da Dança.

A exposição "QUEM ÉS TU? | Um teatro nacional a olhar para o país” dá conta de um período da história do Teatro Nacional D. Maria II, traçando paralelismos com a realidade política e social do país, à época.
Segundo o Teatro, esta "mostra estabelece ligações entre a prática artística e o seu contexto político e social, sublinhando relações entre os espetáculos apresentados e as diferentes camadas de representação (do país, da sociedade, do teatro e dos regimes políticos), potenciando a perceção pública de uma certa ideia de (e para o) teatro nacional, tanto enquanto edifício, como na sua missão”.

A inauguração realiza-se no dia 3 de junho, pelas 16 horas, seguida de uma visita orientada pelo curador da exposição, Tiago Bartolomeu Costa.

O público poderá contar, ainda, com um debate sobre dimensões históricas e políticas, a partir das temáticas que servem de base à mostra, no dia 14 de junho, pelas 17H30, na Casa da Ribeira, cujos oradores serão anunciados em breve. No mesmo dia, pelas 16 horas, também há uma visita guiada pelo curador da exposição.

No dia 17 de junho, pelas 10H30, realiza-se ainda uma oficina para famílias, no âmbito da exposição.

Durante o ano de 2023, o Teatro Nacional D. Maria II põe os pés em todo o território português, disseminando a sua atividade artística, envolvendo as populações, os agentes culturais e as administrações autárquicas de mais de 90 municípios.