Saltar para o conteúdo principal

Casa Amarela acolhe nova exposição temporária “PROIBIDO POR INCONVENIENTE – materiais das censuras no Arquivo EPHEMERA”

06-04-2023Cultura
Casa Amarela acolhe nova exposição temporária “PROIBIDO POR INCONVENIENTE – materiais das censuras no Arquivo EPHEMERA”
Inauguração acontece dia 8 de abril, sábado, pelas 16 horas. Mostra exibe o que a censura escondeu durante 48 anos

A partir deste sábado, dia 8 de abril, a Casa Amarela, em Viseu, vai acolher a nova exposição temporária "PROIBIDO POR INCONVENIENTE -  materiais das censuras no Arquivo EPHEMERA”. 

A inauguração será pelas 16 horas e contará com a presença da Vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Viseu, Leonor Barata. 

Concebida através de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC e a associação cultural EPHEMERA, a exposição, com coordenação do historiador José Pacheco Pereira e curadoria de Carlos Simões Nuno e Júlia Leitão de Barros, fez parte do programa ABRIL EM LISBOA, inserido nas comemorações da Revolução do 25 de Abril, e chega agora a Viseu, com o apoio da Câmara Municipal. 

A iniciativa pretende demonstrar, através de vários núcleos temáticos, as consequências da censura no nosso país durante o período do Estado Novo, expor a corrupção vivida nessa altura e a forma como o "lápis azul” influenciou o legado português até aos dias de hoje. 

José Pacheco Pereira adianta que "a instituição mais eficaz do Estado Novo foi a censura” e, nesta mostra, fica evidente o alcance da condenação de informação, praticada durante quase cinco décadas em Portugal, seja em órgãos de comunicação social, livros, discos e até publicações clandestinas. 

A exposição é de entrada livre, entre as 12 e as 19 horas durante os dias úteis; das 10 às 13 horas e das 14 às 19 horas aos sábados; e das 14 às 19 horas nos domingos e feriados. Exceções podem acontecer aquando acordado para visitas organizadas de grupos.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi