Campanha de Vacinação Antirrábica no concelho de Viseu arranca a 5 de junho

De 5 de junho a 11 de julho, Médico Veterinário Municipal realiza vacinação e identificação de animais

A Campanha de Vacinação Antirrábica e identificação eletrónica, realizada pelo Médico Veterinário Municipal de Viseu, terá início no próximo dia 5 de junho e decorrerá até ao dia 11 de julho, abrangendo todas as freguesias do concelho.

A vacinação é obrigatória para todos os cães com mais de 3 meses de idade. Além disso, todos os cães devem ser identificados eletronicamente até aos 120 dias de idade, sempre antes de serem vacinados contra a raiva. Esta medida visa reforçar a segurança e a saúde pública no concelho, face ao elevado número de animais abandonados e vadios que proliferam nas ruas, representando um risco para a população.

Para além do período da campanha, a vacinação e identificação dos animais podem ser realizadas ao longo de todo o ano, às sextas-feiras, no Parque do Fontelo, entre as 14H15 e as 16H30.

A proliferação de animais abandonados tem sido uma preocupação crescente para a Câmara Municipal de Viseu, não só pelo perigo que podem representar para as pessoas, mas também devido às questões de saúde pública. Estes animais podem ser transmissores de doenças e parasitas, além de contribuírem para a sujidade das vias públicas com fezes e lixo retirado dos contentores.

Os munícipes podem consultar o documento referente às obrigações legais e às taxas dos serviços prestados, bem como o calendário de vacinações, neste LINK.