Biblioteca Municipal de Viseu D. Miguel da Silva promove férias de verão com programação diversificada para crianças

24-06-2024Cultura
CONSULTE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

Atividades decorrem de 1 a 31 de julho e destinam-se a diferentes faixas etárias

A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Viseu, apresenta a programação "Férias de Verão na Casa dos Livros” para o mês de julho de 2024, com uma série de atividades destinadas a crianças, incluindo contos, oficinas criativas, espetáculos e sessões de yoga com livros. As atividades decorrem de 1 a 31 de julho e destinam-se a diferentes faixas etárias.

A programação terá início no dia 1 de julho, pelas 10 horas, com a celebração do Dia Mundial das Bibliotecas, oferecendo contos e oficinas de escrita criativa para crianças dos 6 aos 12 anos. Esta atividade, que ocorre também às 14H30, será realizada na Sala Infantojuvenil.

Nos dias 3 e 9 de julho, às 10 horas, as crianças dos 3 aos 6 anos terão a oportunidade de participar na atividade "Plantas, hoje e amanhã!”, que inclui contos e uma oficina ecológica. A mesma atividade será repetida nos dias 16, 18 e 19 de julho, mas direcionada às crianças dos 6 aos 12 anos.

A atividade "Flores de Livro” acontecerá nos dias 5 e 12 de julho, às 10 horas e às 14H30, na Sala Polivalente, onde a contadora de histórias Cláudia Sousa apresentará contos para crianças dos 6 aos 12 anos.

Nos dias 10 e 11 de julho, às 10 horas, será a vez das crianças participarem em "Estórias Contadas! Germinação – Despertar da Sementinha”, uma oficina criativa com contos, destinada a crianças dos 6 aos 12 anos, na Sala Infantojuvenil.

O projeto "Ler e Crescer com a Biblioteca – A amizade bate à porta!” será destaque no dia 13 de julho, às 15 horas, no Anfiteatro Infantil. Este projeto tem como objetivo promover a leitura em família e é destinado a crianças dos 3 aos 6 anos, acompanhadas por um adulto.

No dia 17 de julho, às 10 horas e às 14H30, será apresentado o espetáculo infantil "Nocas Larocas”, com Ana Costa e Jorge Pinto. Baseado no livro de Ana Costa, este espetáculo infantil promove a leitura e a educação inclusiva, com sessões destinadas a crianças dos 3 aos 6 anos de manhã, e dos 6 aos 12 anos à tarde.

A programação continua nos dias 23 e 24 de julho, às 10 horas, com contos e uma oficina de fantoches na Sala Infantojuvenil. Esta atividade é dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos e cada participante deve levar uma meia.

Nos dias 25, 26 e 29 de julho, às 10 horas, terão lugar as sessões de "Yoga com Livros” com Andreia Sousa, na Sala Polivalente, onde as crianças, através das histórias, vão exteriorizar as emoções vividas pelas personagens. Nos dias 25 e 26, a atividade destina-se a crianças dos 3 aos 6 anos; no dia 29, dos 6 aos 10 anos.

No dia 30 de julho, realizam-se duas sessões (10H30 e 14H30) do concerto pedagógico "Som da Palavra”, com Ana Sousa, com temas musicais interpretados em saxofone.

A programação termina no dia 31 de julho com o "Laboratório Móvel das Ciências - Engenhos e Engenhocas, bolas e mais bolas!”, realizado no exterior da Biblioteca, para crianças dos 6 aos 12 anos, com sessões às 10 horas e às 14H30.

A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva convida todas as crianças e famílias a participarem nestas atividades de verão, promovendo o desenvolvimento dos mais jovens durante o período de férias.