Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Viseu, celebra 22º aniversário com programação especial

29-05-2024Biblioteca
Na próxima sexta-feira, dia 31, Biblioteca Municipal promove atividades destinadas a todas as faixas etárias

A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Viseu, comemora o seu 22º aniversário no próximo dia 31 de maio, sexta-feira, com um conjunto de atividades destinadas a todas as faixas etárias. De acordo com o Município, o evento pretende ser um marco importante na promoção da leitura para os viseenses.

A celebração do aniversário inicia-se às 10 horas, no dia 31, com a atividade "Caixa dos Contos e Oficina de Expressão", sob o tema "Ler é sonhar com os olhos abertos: semeamos palavras e sonhos". Esta atividade, dirigida a crianças do 1º ciclo, terá lugar no Anfiteatro Infantil e incluirá sessões de contos, leitura e oficinas de expressão. A mesma atividade decorre também às 14H30, no mesmo dia.

Também no dia 31, da parte da tarde, às 14H30, na Sala Polivalente, o projeto "Avós a Ler" trará a atividade "Baú das Memórias", destinada a seniores. Este projeto visa a dinamização da leitura e inclui atividades de escrita, ilustração e música, promovendo a integração e combatendo o isolamento social dos participantes.

Simultaneamente, das 14H30 às 17H30, na Praça da República (Rossio), decorrerá a atividade "Biblioteca Fora de Portas", que inclui um Quizz Literário e uma Farmácia de Livros, disponível para o público-geral sem necessidade de marcação prévia. A Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Leonor Barata, marcará presença neste momento, pelas 15 horas.

O Município de Viseu aproveita o momento para destacar que o ano de 2023 se destacou pelo elevado número de visitantes e pela vasta programação cultural da Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, que contou com mais de 122 mil visitantes, entre utilizadores, leitores, visitantes e participantes em atividades.

Destaque, também, para as 291 atividades realizadas na Biblioteca, incluindo horas do conto, apresentações de livros, ateliês de promoção da leitura e escrita, teatro, exposições e mostras bibliográficas; e para as 93 atividades realizadas fora das instalações, no âmbito do projeto "Aprender com a Biblioteca”, em escolas, jardins de infância e no Estabelecimento Prisional.

De sublinhar, ainda, os 649 novos leitores inscritos, em 2023.

Para o Município de Viseu, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva desempenha um papel fundamental na promoção da leitura e na aprendizagem contínua, contribuindo para o desenvolvimento cultural local. Este espaço público, que respeita os princípios definidos pelo Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas, é inclusivo e promove a diversidade cultural, proporcionando experiências acessíveis a todos.