Arquivo Municipal de Viseu começa as mudanças para a nova “casa”

02-11-2022Município
Arquivo Municipal de Viseu começa as mudanças para a nova “casa”
A Câmara Municipal de Viseu informa que arrancou hoje, quarta-feira, o processo de mudança de instalações do Arquivo Municipal para um novo espaço, sito no rés do chão da Igreja Madre Rita, na Avenida Quinta da Alagoa, na Freguesia de Ranhados.

Importa referir que até ao final deste processo, com um prazo estimado de duração de quatro semanas, o Arquivo Municipal de Viseu continuará a trabalhar normalmente nas instalações atuais da Casa Amarela. Todos os contactos do Arquivo Municipal de Viseu (telefónico e e-mail) manter-se-ão sem qualquer alteração, assim como o atendimento ao público.

"Este novo Arquivo, que resulta de um investimento municipal bem significativo, vai contribuir para uma maior satisfação dos nossos cidadãos a quem, desde já, agradecemos toda a compreensão neste processo de transferência de processos”, refere o Presidente da Câmara, Dr. Fernando Ruas.

O novo espaço, que abrirá ao público apenas quando estiver concluída a transferência de toda a documentação, possibilitará uma grande melhoria das condições e serviços prestados aos cidadãos.

As obras de adaptação do novo Arquivo, além de terem como objetivo reunir o acervo documental disperso por vários edifícios e serviços camarários e dotar o Arquivo Municipal de sistemas de segurança, conservação e acondicionamento da documentação, possibilitaram a criação de espaços de atendimento, de consulta e de digitalização.

O Município de Viseu prevê abrir o novo Arquivo ao público já no próximo mês de dezembro e passar a prestar um serviço 360º, da consulta à reprodução, do levantamento de documentação ao pagamento, tudo de forma mais cómoda e rápida e num só espaço, moderno e eficiente.