Saltar para o conteúdo principal

A partir de amanhã, dia 19, já é possível responder aos CENSOS 2021, via online

18-04-2021
A partir de amanhã, dia 19, já é possível responder aos CENSOS 2021, via online
Apoio por telefone, junto dos Recenseadores ou Juntas de Freguesia está também disponível para quem não tenha condições de aceder via Internet  

Arranca amanhã, dia 19 de abril, a fase de preenchimento dos inquéritos alusivos aos CENSOS 2021. A resposta, confidencial e segura, é de caráter obrigatório para todos os cidadãos e deve ser realizada até ao dia 3 de maio. 

Nas últimas duas semanas, equipas de Recenseadores procederam à distribuição de cartas, nas caixas de correio, com os códigos de acesso à plataforma online censos2021.ine.pt, na qual deve ser feito o preenchimento do inquérito. Aquando da submissão, será emitido um comprovativo de entrega, o qual o cidadão deve guardar como prova do preenchimento. 

Dada a atual situação pandémica que atravessamos, a Internet é o meio de resposta preferencial apresentado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), responsável por esta operação. Contudo, outros mecanismos de apoio são colocados à disposição dos cidadãos que, por motivos de saúde ou isolamento, assim como falta de acesso à Internet, não têm condições de o fazer por esta via. 

Neste casos, para além de poderem solicitar o apoio de familiares ou amigos neste preenchimento, os cidadãos podem contar com o auxílio das Juntas de Freguesia da sua área de residência (na deslocação ao espaço, devem fazer-se acompanhar das respetivas cartas com os códigos de acesso), telefonar para a Linha de Apoio, disponível através do número 210 542 021, ou aguardar a visita do Recenseador que, na ausência de respostas dentro do prazo previsto, visitará todas estas as habitações. 

Importa alertar que estes Recenseadores se encontram devidamente identificados e, em qualquer momento, solicitam a entrada na casa das pessoas ou cobram qualquer quantia para apoiar o preenchimentos dos inquéritos, pelo que, qualquer atividade suspeita deve ser reportada junto das Autoridades Policiais. 

Os CENSOS, realizados a cada dez anos, permitem recolher um conjunto de dados alusivos à contagem e a caracterização da população e do parque habitacional. Desta forma, os resultados obtidos são fundamentais para um conhecimento mais aprofundado do nosso país, o que possibilita definir estratégias e políticas de ação nas mais variadas áreas, nomeadamente da habitação, educação, saúde, entre outras. 

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi