Saltar para o conteúdo principal

85 projetos do Orçamento Participativo de Viseu vão a votos a partir de hoje

85 projetos do Orçamento Participativo de Viseu vão a votos a partir de hoje
Votação é universal e decorre até 18 de julho. SMS gratuito, plataforma online "Viseu Participa” e Voto Inclusivo são os meios à disposição

O 5º Orçamento Participativo (OP) de Viseu entra hoje, 16 de junho, em votação. 58 projetos relativos à linha do OP Cidade-Jardim concorrem a 250 mil euros e 27 projetos da linha OP Cidade-Jardim Escolar concorrem a um orçamento de 50 mil euros. Até ao dia 18 de julho, viseenses e amigos de Viseu são convidados a votar nos seus projetos de eleição e assim escolher quais querem ver vencedores nesta edição. 

À disposição da comunidade encontram-se três meios de voto. Um deles é via SMS gratuito, para o número 4343, cujo texto da mensagem deverá ser "OPV [espaço] nº do projeto” (no caso da linha Cidade-Jardim) e "OPJE [espaço] nº do projeto” (no caso da linha Cidade-Jardim Escolar). Quem pretenda votar em mais do que um projeto, deverá enviar um SMS autónomo com o respetivo número. Disponível está também a votação online através da plataforma www.viseuparticipa.pt

Depois da sua estreia e inclusão na última edição do Orçamento Participativo, o sistema de Voto Inclusivo está de regresso à Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, possibilitando a todas as pessoas com deficiência ou necessidades especiais um ponto de voto adaptado, que garante uma votação segura e confidencial, cumprindo ainda com todas as normas de higiene e desinfeção. 

Cada pessoa pode votar até um máximo de 4 projetos da linha OP Cidade-Jardim e 2 projetos da linha OP Cidade-Jardim Escolar. 

Todos os meios de voto disponibilizados para a participação pública garantem a legitimidade e confidencialidade ao longo de todo o processo. O Cartão de Cidadão é necessário para a votação através do Voto Inclusivo, assim como da plataforma online. Nesta edição, inclusive, a votação online incorpora uma nova medida de segurança: a confirmação prévia, através de um código enviado por SMS para o número indicado pelo utilizador, que permite evitar fraudes e manipulação de votos. 

Os 85 projetos em votação resultam de 111 propostas apresentadas pelos cidadãos. A análise à elegibilidade das propostas, realizada pela equipa municipal do Orçamento Participativo, foi objeto de uma fase de reclamação, que registou 2 exposições. Uma das propostas inicialmente rejeitada foi reconsiderada e o projeto passou a constar da lista final (o atual n.º 62 da linha OP Cidade-Jardim – " PLAYGROUND - Urb. Quinta D´Rei - Parque Intergeracional”).

Recorde-se que na linha OP Cidade-Jardim cada Freguesia poderá arrecadar um ou mais projetos vencedores, num total máximo de 50 mil euros. Já na linha OP Cidade-Jardim Escolar, 20 mil euros é o montante máximo que cada escola poderá beneficiar com projetos vencedores.

Os projetos a votação estão disponíveis para consulta em www.viseuparticipa.pt.  

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi