Saltar para o conteúdo principal

164 “declarações” de amor à arte e ao território vão integrar a V Mostra de Arte Postal, em Viseu

164 “declarações” de amor à arte e ao território vão integrar a V Mostra de Arte Postal, em Viseu
A partir de 17 de fevereiro, a Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea acolhe esta exibição, com criações de 38 artistas, além de escolas e famílias, inspiradas no mote "Viseu Encontrei o Meu Amor”

O projeto de Arte Postal regressa à Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea, em Viseu, desta vez com a V Mostra, resultado da convocatória internacional lançada em 2022, sob o mote "Viseu Encontrei o Meu Amor”.

A exposição de criações postais inaugura no dia 17 de fevereiro, sábado, pelas 15 horas, no edifício do Forno, apresentando um conjunto de 164 trabalhos, verdadeiras "declarações” de amor à arte e ao território viseense. 

Em exibição vão estar 55 obras de 38 artistas – estes provenientes de 14 países -, às quais se somam outras 109 criações, resultado da participação de várias escolas e famílias nas Oficinas de Arte Postal, realizadas em 2023. Será possível observar o uso de diferentes técnicas e materiais, da pintura em aguarela e acrílico, à fotografia ou tinta da China, mas também diversas colagens e trabalhos com relevo. 

Na década de 1960, correspondências trocadas entre artistas plásticos deram origem a mais uma forma de expressão da arte contemporânea: a Arte Postal, conhecida como Mail Art. Esta consistia em trocar mensagens criativas utilizando o correio tradicional e surgiu como uma alternativa aos meios convencionais das exposições de arte (Bienais, Salões, entre outros). O projeto de Arte Postal é desenvolvido há 5 anos e conta já com uma participação superior a 550 envios, oriundos de vários pontos do mundo. 

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi