16 escolas de Viseu recebem Bandeira Verde Eco-Escolas e autarquia renova certificado como “Município Parceiro 2022”

14-10-2022Educação

Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) distinguiu ontem diversas escolas do país, no âmbito das comemorações dos 25 anos das Eco-Escolas, em Valongo

Em 2022, o Município de Viseu volta a destacar-se no programa Eco-Escolas, com 16 estabelecimentos de ensino do concelho a receberem, pelas mãos da Associação Bandeira Azul da Europa, a Bandeira Verde.

A cerimónia de entrega destes prémios realizou-se na passada quarta-feira, dia 12 de outubro, no Dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2022, o maior encontro nacional na área da educação ambiental, que decorreu em Valongo.

Este é um galardão que reconhece o mérito dos estabelecimentos de ensino na concretização dos objetivos ambientais. Cada escola propõe-se, no início do ano letivo, a cumprir um plano de ação, sendo que, este ano, o mesmo foi alusivo aos temas "Biodiversidade: Preservar e regenerar espaços exteriores”, "Economia Circular” e "Alimentação Saudável e Sustentável”. Como temas fundamentais a tratar há ainda os Resíduos, a Água e a Energia.

As Escolas Básicas D. Luís de Loureiro, Aquilino Ribeiro, Jugueiros, Infante D. Henrique, do Viso, Dr. Azeredo Perdigão, de Mundão, Grão Vasco e João de Barros; o Colégio da Imaculada Conceição; as Secundárias de Emídio Navarro, Alves Martins e Viriato; as Profissionais Profitecla e Projeto Plural; e a Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu foram as premiadas neste ano de 2022.

Também a Câmara Municipal de Viseu renovou o seu certificado como "Município Parceiro Eco-Escolas”, um reconhecimento por toda a colaboração na elaboração das candidaturas e no desenvolvimento das atividades de cada um dos estabelecimentos de ensino.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, destaca esta conquista para Viseu que "reflete o compromisso das gerações mais novas para com o ambiente e a qualidade de vida. Para nós, enquanto autarquia, é com bons olhos que vemos distinguido o trabalho de toda a comunidade escolar ao longo do ano letivo, a nível nacional. Os jovens são o nosso futuro e é, sem dúvida, importante ver o seu envolvimento para com temas que tanto nos dizem e que tanto afetam a vida em comunidade”.

Já o Vereador do Ambiente e Educação do Município de Viseu, Dr. Pedro Ribeiro, enaltece "todo o esforço e empenho da comunidade escolar no desenvolvimento e concretização destes projetos. Professores e educadores são, de facto, a verdadeira força motriz destas iniciativas, pelo que é de realçar o trabalho realizado junto dos alunos para hoje alcançarmos esta distinção que tanto nos engrandece”.

A Secção Portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental e a Associação Bandeira Azul da Europa atribuíram, a nível nacional, a Bandeira Verde a 1898 estabelecimentos escolares, de 243 municípios. O encontro em Valongo reuniu mais de 2500 crianças, jovens, professores e autarcas de todo o país, durante o qual decorreram diversas atividades, jogos e outras iniciativas.

No âmbito desta iniciativa, foram ainda entregues outros prémios a duas escolas do concelho de Viseu. A Escola Secundária de Emídio Navarro conquistou o 1º prémio no 2º escalão do concurso "Roupas usadas não estão acabadas”; e a Escola Básica de Jugueiros o "Diploma Escola Madrinha”, pelo apoio dado à Escola Básica Aquilino Ribeiro, que implementou o programa Eco-Escolas pela primeira vez em 2021/2022.

Recorde-se que o Eco-Escolas é um programa internacional da "Foundation for Environmental Education”, desenvolvido pela ABAE em Portugal desde 1996, e que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.