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Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes sobre a Mata do Fontelo
Em quantos talhões foi dividida a Mata do Fontelo? E quantas árvores foram numeradas?
Globalmente, e após a divisão da Mata em 8 talhões, foram avaliadas, numeradas
e georreferenciadas cerca de 7500 árvores, em toda a extensão de 17 hectares que compõem a Mata.

Qual foi a melhor forma de georreferenciar as árvores?
Cada árvore tem o seu próprio "bilhete de identidade”, com 27 parâmetros, entre eles o seu número, localização, tipo de espécie, altura e diâmetro da árvore e da copa, os seus fatores de predisposição – nomeadamente clima, fertilidade do solo, genética, qualidade de drenagem, entre outros -, a avaliação fitossanitária, bem como o seu risco de fratura, especialmente nas espécies localizadas junto aos trilhos, tendo em vista salvaguardar a segurança das pessoas que ali circulam.
Qual foi a atuação na Mata do Fontelo durante a reabilitação?
Para esta intervenção foram definidas prioridades de atuação, não esquecendo a preservação da fauna e flora existentes. A limpeza, manutenção e poda das árvores foi um dos focos da intervenção, permitindo que atualmente os trilhos se encontrem 100% limpos e acessíveis.
Quantas espécies foram encontradas na Mata do Fontelo?
Esta avaliação "in loco” permitiu identificar 37 espécies, sendo as mais predominantes a Quercus robur (Carvalho), num total
de 1850 exemplares, a Laurus Nobilis (Loureiro), com 1614, e a Arbutus Unedo (Medronheiro), com 1315 representantes. De notar que treze das espécies arbóreas identificadas são autóctones.

Porque é que só deve circular nos caminhos?
A Mata é constituída por vários talhões, dentro dos quais há toda uma biodiversidade que devemos preservar e salvaguardar, interferindo o menos possível no seu desenvolvimento natural.
Porque é que existem árvores caídas nos talhões?
As árvores e ramos caídos foram deixados com o objetivo de criar refúgio para os animais e promover o desenvolvimento da biodiversidade. Desta forma, podem também continuar a ser alvo de estudos.
Irão ser plantadas novas árvores em substituição das árvores caídas?
Genericamente não. Privilegiamos a regeneração natural das espécies que, no caso, é suficiente para substituir as árvores que caíram.
Porque é que nos dias de vento forte não pode circular na Mata do Fontelo?
Nos dias de vento forte existe maior probabilidade de queda de ramos, pelo que a circulação na Mata não é aconselhada.
A intervenção na Mata do Fontelo já terminou?
Este projeto de investigação, salvaguarda e valorização da Mata está ainda no início e as equipas continuam no terreno a desenvolver estudos que permitam uma reabilitação cuidada. 
Perguntas Frequentes sobre a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva
Como posso tornar-me leitor da Biblioteca Municipal?
A utilização do fundo documental da Biblioteca Municipal destina-se à população residente e não residente no concelho. A admissão como leitor faz-se mediante a apresentação do Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, a Cédula Pessoal ou outro documento oficial, um comprovativo da residência e uma fotografia atualizada. À população residente no concelho é permitida a consulta domiciliária do fundo documental, sendo necessário possuir Cartão de Leitor, emitido gratuitamente pela Biblioteca.
Posso ser leitor da Biblioteca Municipal mesmo não residindo no concelho de Viseu?
À população não residente no concelho, mas que nele estude ou trabalhe, é permitida a consulta local ou domiciliária do fundo local da Biblioteca Municipal, pelo período de tempo em que essa situação subsistir. Para o efeito, é necessário apresentar, aquando da sua inscrição como leitor, um documento comprovativo do seu estatuto de estudante ou trabalhador no concelho de Viseu.
O que é necessário para obter o cartão de leitor?
Ser residente no concelho de Viseu, comprovado com documento (fatura da luz, telefone, água), trabalhar ou estudar no concelho.
É necessário mostrar sempre o cartão de leitor?
Sempre que quiser requisitar documentos para empréstimo deve apresentar o cartão ou indicar o seu número de leitor.
Posso requisitar livros com o cartão de outro leitor?
Não. O cartão é pessoal e intransmissível.

Sou leitor da Biblioteca Municipal e desejo fazer a requisição de um documento. Como e onde o posso fazer?
Depois de localizar o documento que pretende, deverá dirigir-se ao balcão de atendimento e apresentar o seu cartão de leitor. Deverá conservar o talão de empréstimo correspondente aos exemplares requisitados e conferir no mesmo a data de devolução dos mesmos.
Pode ainda solicitar a reserva através do mail bibliotecareservas@cmviseu.pt ou reservar diretamente o documento através da Biblioteca Online. Se ainda não estiver registado como leitor da Biblioteca, pode fazer o seu registo online. A reserva é válida por três dias úteis, prazo definido para levantar o documento junto da Biblioteca Municipal.

Como posso consultar o Catálogo Geral da Biblioteca Municipal?
O Catálogo da Biblioteca Municipal está sempre disponível e pode consultá-lo na Biblioteca Online. Para além da consulta de novidades, coleções e outros documentos, pode obter informação relativa à disponibilidade para empréstimo domiciliário e fazer a reserva online descrita no ponto anterior.
Quantos documentos posso requisitar e qual é o prazo da entrega?
Cada leitor pode requisitar até quatro obras por um período máximo de 15 dias seguidos, renovável a pedido do leitor, por igual período, desde que não haja leitores interessados em lista de espera. No caso de obras muito pretendidas, o prazo de entrega será decidido em função da necessidade do documento. O leitor, pode, ainda, requisitar do fundo audiovisual quatro documentos áudio vídeo (DVD, CD-Rom, CD-Áudio e VHS), por um período máximo de cinco dias úteis, sem possibilidade de renovação.

Que tipo de documentos estão disponíveis para empréstimo?
Estão disponíveis para empréstimo todos os fundos bibliográficos, com exceção das obras de referência (dicionários, enciclopédias…), fundo local e fundo antigo. As publicações periódicas, como por exemplo as revistas científicas, podem ser requisitadas por um período de dois dias, com exceção do último número.
Perdi um livro ou filme requisitado. O que devo fazer?
Qualquer pessoa que perca ou inutilize um documento da Biblioteca Municipal deverá fazer a sua reposição por outro exemplar da mesma edição ou de edição mais recente. No caso de não conseguir encontrar a obra, por já não se publicar, deverá o leitor entregar na Biblioteca um documento de valor idêntico.
Os dias em que a Biblioteca Municipal está fechada são contabilizados para efeitos de multas, na devolução de livros em atraso?
Não. O prazo para a devolução de documentos é contado somente nos dias em que a Biblioteca Municipal está aberta ao público.
Posso utilizar os serviços da Biblioteca Municipal sem cartão de utilizador?
Sim. Só para leitura de presença ou utilização das salas de estudo, pois para empréstimo domiciliário é obrigatório a apresentação do cartão de utilizador.

Perguntas Frequentes sobre o VISEU URBE
Como apresentar pedidos e/ou documentos?
Deverá enviar os seus pedidos e/ou documentos, de acordo com a sua pretensão, com inclusão dos formulários, em conformidade com as normas de instrução dos processos em formato digital e respetivas normas técnicas, disponíveis em www.cm-viseu.pt, para o email urbanismo@cmviseu.pt.
O que fazer caso os documentos sejam superiores a 5MB?
Os ficheiros superiores a 5MB devem ser enviados pela plataforma online wetransfer - https://wetransfer.com/

Importante: Os ficheiros só serão aceites se cumprirem todas as especificações indicadas, nas correspondentes normas técnicas, devendo ser recusados e substituídos, em caso de não conformidade. 
Necessito entregar os originais de documentos. Como devo proceder?
Poderá usufruir do atendimento presencial para o efeito. Este será efetuado de segunda-feira a sexta-feira, no seguinte horário:

ZONA A: 10H00 – 12H00 | ZONA B: 14H00 – 15H00 | ZONA C: 15H00 – 16H00

O atendimento presencial está sujeito a marcação prévia (na zona de acolhimento da Câmara Municipal ou através do telefone 232 427 427), destinando-se, preferencialmente, aos procedimentos que impliquem a deslocação dos munícipes à Instituição, com vista à entrega de originais de documentos, designadamente:

a) Apresentação de pedidos de emissão de alvará de licença de obras;
b) Apresentação de Meras Comunicações Prévias;
c) Apresentação de pedidos de autorização de utilização (com devolução do
livro de obra);
d) Pedidos de 2.ª via de livro de obra;
e) Levantamento e pagamento de documentos;
f) Pagamentos.

Importante: No ato de marcação do atendimento presencial deve ser indicada, relativamente ao processo/assunto, a respetiva zona territorial (Zona A, B ou C), bem como a natureza do atendimento, para que se possa avaliar o tempo médio previsto para o atendimento.
Como proceder relativamente ao pagamento de taxas e cauções?
Poderá proceder ao pagamento, por transferência bancária, da seguinte forma:

 - Taxas urbanísticas: IBAN PT50 0018 0000 5199 3869 0202 1
 - Cauções: IBAN PT50 0018 0001 0020 2301 5682 7

Os comprovativos de pagamento devem ser remetidos para o email urbanismo@cmviseu.pt, com indicação do respetivo processo administrativo.
Submeti o meu processo administrativo. Como posso obter informações sobre a sua tramitação?
Nesta fase de pandemia, mantendo-se um comportamento preventivo e responsável, respeitando as recomendações da Direção Geral de Saúde, entende-se não ser recomendável o atendimento presencial, privilegiando-se o atendimento por email, videoconferência, através da plataforma ZOOM, por telefone ou telemóvel.

Com vista a minimizar os constrangimentos decorrentes da ausência de atendimento presencial, foram designados 3 Gestores de Procedimento, os quais irão, agora, desempenhar funções, em regime de exclusividade, mantendo-se, desta forma, mais próximos dos cidadãos e das empresas, já que os mesmos estarão disponíveis para atendimento telefónico e/ou email, em função da zona territorial.
Perguntas Frequentes sobre o Estacionamento em Viseu
Qual o comprovativo que deve ser apresentado para fazer prova de residência?
Para as zonas de estacionamento de duração limitada o regulamento em vigor estabelece que o requerimento de dístico deve ser acompanhado de cópias dos seguintes documentos, apresentando os originais para verificação:

a) Documento comprovativo do domicílio fiscal;
b) Certidão da Conservatória do Registo Predial ou Contrato de Arrendamento (consoante a situação de proprietário ou inquilino);
c) Bilhete de Identidade/ Cartão do Cidadão ou Cartão de Residência Permanente (estrangeiros);
d) Carta de condução;
e) Certificado de matrícula ou título do registo de propriedade do veículo, ou consoante o caso, um dos seguintes documentos:
i.  Contrato que titula a aquisição com reserva de propriedade;
ii. Declaração da respetiva entidade empregadora onde conste o nome e morada do usufrutuário, a matrícula do veículo e respetivo vínculo laboral; acompanhada de fotocópia de registo de propriedade do veículo ou outro documento que nos termos legais o substitua.
Que soluções alternativas de estacionamento temos (para horários diurnos ou mais prolongados)?
Os parques de estacionamento de Santa Cristina, Hospital Velho e Mercado atualmente tem vários tipos de avenças mensais (residentes, diurnas, noturnas), com condições vantajosas para os estacionamentos de longa duração, existem ainda acordos com associações e entidades patronais com condições vantajosas.
Que soluções têm os moradores do Centro Histórico?
  1. A validade dos dísticos de residentes foi prolongada até 31/12/2020.
  2. Os residentes do Centro Histórico com dístico, terão a bolsa de estacionamento aumentada em numero de lugares e poderão  ainda usufruir dos lugares de estacionamento destinados a cargas e descargas a partir das 20H00 e até às 8H00 do dia seguinte.
Que soluções têm os comerciantes do Centro Histórico?
  1. Os lugares de cargas e descargas vão passar a 19 em vez dos atuais 16.
  2. Atualmente, existe a possibilidade de aquisição de um cartão avença mensal para o Parque de Estacionamento de Santa Cristina com condições vantajosas para associados da associação de comerciantes.
Estamos a avaliar um dístico de residente para quem trabalha por turnos (e precisa de estacionar fora dos horários estabelecidos)?
  1. Os residentes do centro histórico têm lugares de estacionamento reservados a estes 24 horas por dia.
  2. Nas zonas de estacionamento de duração limitada (zonas com parcómetros) para alem das condições de especiais para residentes, que permite estacionarem nas proximidades das suas residências a partir das 19h até as 10h do dia seguinte e entre as 12h e as 14h, nos parques de estacionamento existem também varias tipologias de avenças que permitem usufruir de estacionamento em condições vantajosas em relação ao estacionamento pago nas vias.

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