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Rede Urbana de Ciclovias

Avança execução da 1º fase da rede urbana de ciclovias em Viseu.
Já está no terreno a construção de cerca de seis quilómetros de ciclovias, em 30 artérias da cidade, num investimento que ronda os 550 mil euros.

O sistema de Mobilidade Urbana de Viseu (MUV) dá mais um passo na sua implementação, desta vez, no âmbito da Mobilidade Suave. O Executivo Municipal aprovou, no dia 25 de junho, em reunião de Câmara, o plano final de consignação da obra relativa à execução da 1ª Fase da rede urbana de ciclovias – o MUV BIKE – num investimento que ronda os 550 mil euros. 

Esta é a primeira de três fases a implementar. A obra começou essencialmente no centro da cidade, permitindo a ligação entre eixos estratégicos, de utilização diária intensa, dos quais são exemplo as instituições de ensino secundário e superior, como a Escola Secundária Alves Martins, o Instituto Politécnico e a Universidade Católica; a Biblioteca Municipal; o Hospital de Viseu; Centro de Operações e Mobilidade de Viseu; o Centro Histórico; e outros espaços de natureza e lazer, nomeadamente a Mata do Fontelo, os Parques Aquilino Ribeiro e Urbano de Santiago ou a Ecopista do Dão. 

Para já, este projeto concretiza-se na implementação de seis quilómetros de ciclovias, abrangendo cerca de 30 artérias, as quais serão adaptadas para uma circulação em bicicleta, segura e cómoda para todos os cidadãos. Serão três os tipos de vias: as comuns (partilhadas por automóveis e bicicletas), as partilhadas (entre peões e bicicletas) e as exclusivas a bicicletas.

No futuro, o Município de Viseu ambiciona colocar no terreno as restantes duas fases, que irão perfazer um total de 66 quilómetros de ciclovias, num mapa ciclável que se alarga ao perímetro da Circunvalação e, posteriormente, a algumas Freguesias, nomeadamente Abraveses, Campo, Repeses e São Salvador, Rio de Loba e Ranhados.  
O que muda com o MUV BIKE?

Em primeiro lugar, pretende-se que a rede de ciclovias seja o início de uma transformação de hábitos para estilos de vida mais saudáveis, onde o andar a pé e o circular de bicicleta serão modos de deslocação e transporte válidos e privilegiados, em detrimento do automóvel.

Para a concretização da rede de ciclovias serão também efetuadas algumas alterações nas vias e artérias da cidade e, consequentemente, nos comportamentos de mobilidade dos viseenses:

- Algumas ruas, vias e passeios serão reperfilados, de modo a receber as novas pistas;

- A sinalização horizontal e vertical será reforçada, assim como a vigilância e o policiamento, nomeadamente sobre o estacionamento ilegal;

- Nas vias partilhadas por automóveis e bicicletas, a velocidade máxima de tráfego será reduzida para 30 km/h, garantindo a segurança da circulação de ambos os utilizadores;

A acompanhar estas mudanças, o Município não esquece as exigências que derivam de um projeto como este. À parte das pistas, os viseenses e os visitantes terão à disposição pontos de aparcamentos para os seus veículos de duas rodas e de bike sharing.

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