Conteúdo Relacionado

Instalações Desportivas & Espaços Promotores de Atividade Física

Centro de BTT de Viseu Tiago Ferreira

O Centro de BTT de Viseu integra a rede nacional de Centros Cyclin’ Portugal, promovida pela Federação Portuguesa de Ciclismo, e recebe o nome do atleta Tiago Ferreira, natural e residente no concelho de Viseu, cujo percurso desportivo é notável e de referência local, nacional e internacional.

O currículo do Embaixador do Desporto do concelho não deixa margem para dúvidas. Alcançou por três vezes o pódio em mundiais de XCM, sagrando-se campeão em 2016. O atleta soma ainda três medalhas em Campeonatos da Europa: ouro em 2017 e 2019, e prata em 2016. No seu currículo soma ainda a passagem pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e sete conquistas do Campeonato Nacional de Cross Country Marathon (XCM).

O Centro de BTT de Viseu Tiago Ferreira apresenta caraterísticas únicas, combinando a malha urbana com as paisagens e florestas oferecidas pelas freguesias mais rurais. Este centro é constituído por oito percursos, 1 verde, 3 azuis, 2 vermelhos e 2 pretos com uma variante de ligação entre eles.

São sinalizados no terreno todos os percursos de dificuldade verde, azul e vermelho, com sinalética específica, podendo os percursos pretos ter apenas algumas marcações orientadoras, privilegiando-se, nestes casos, a navegação via GPS, como disposto no regulamento da Federação.

Representando 280 kms de percursos clicáveis, e uma oportunidade para descobrir o território a pedalar, o Centro de BTT de Viseu percorre 21 das 25 Freguesias do concelho, pelo que são vários os pontos de interesse oferecidos, em matéria de património histórico, arqueológico, natural, gastronómico, religioso e cultural.

CARATERIZAÇÃO DOS PERCURSOS

P1 – Verde (fácil)

Este percurso dirige-se a praticantes em iniciação, sem experiência e com menor resistência física. O tipo de percurso é rolante, de piso rijo ou asfalto e sem obstáculos.
O percurso verde desenvolve-se em grande parte pela malha urbana de Viseu, sendo o seu limite a Este o IP5. Apesar de estar sempre próximo de habitações, consegue-se encontrar um percurso que percorre caminhos de terra batida e atravessa algumas manchas florestais.

P2 – Azul (moderado)

Percurso dirigido a praticantes com pouca experiência e resistência física moderada, em que o piso é firme e estável e pouco técnico.
Este percurso estende-se para a zona Este da cidade, sendo grande parte do traçado coincidente com o percurso verde, passando na povoação de Rio de Loba, atravessa o IP5 e toca na povoação de Sernada.

P3 – Azul (moderado)

Com um início igual ao percurso 1, verde, o traçado proposto para este percurso apenas se diferencia do percurso 2, uma vez que se afasta mais da Freguesia de Santos-Êvos e se estende até Mundão a Norte.
Tecnicamente, o percurso é idêntico ao 2.

P4 – Azul (moderado)

Com um troço inicial de dois sentidos, que contorna o centro de Viseu pelo lado Norte, este percurso percorre a zona Oeste da cidade.
Atravessa as povoações de Abraveses, Moselos, São Martinho e o ponto mais distante é na zona de Masgalos e Sampaio. Um longo troço do percurso atravessa a Serra do Crasto, oferecendo uma paisagem única para a cidade de Viseu. Tecnicamente acessível, com pequenas zonas técnicas, é dirigido a praticantes com menos experiência e resistência física moderada.

P5 - Vermelho (difícil)

Percurso direcionado para praticantes com experiência, com boa capacidade técnica e boa resistência física, onde o piso é muito variável e existem muitas passagens técnicas.

P6 - Vermelho (difícil)

Com um traçado muito idêntico ao P4, Azul, estende-se mais para norte, atravessando a Freguesia de Bodiosa e o Monte de Sta. Luzia. No miradouro do Monte de Sta. Luzia, é possível apreciar toda a cidade de Viseu.
O ponto de viragem mais a norte é junto ao Instituto Jean Piaget, em Galifonge. Tecnicamente, o percurso apresenta caraterísticas semelhantes ao P5.

P7 - Preto (muito difícil)

Percurso aconselhado a praticantes muito experientes e com elevada resistência física, uma vez que é muito técnico e com todo o tipo de trilhos. É o maior percurso do Centro, com mais de 80 km.
Explora toda a zona Este de Viseu, até aos limites do concelho. A Norte chega a São Pedro de France e o ponto mais a Sul são as Termas de Alcafache. Atravessa ainda as povoações de Ranhados, Fragosela e S. João de Lourosa.

P8 - Preto (muito difícil)

» Consulte ainda a ligação entre os percursos 7 e 8

Este percurso desenvolve-se para Norte, quase até aos limites do concelho, na Freguesia de Calde.
Coincidente com o P6, passa no Monte de Sta. Luzia, Galifonge e cruza o rio Vouga na zona, numa passagem sobre Poldras, em Várzea.

Ao longo dos percursos, encontrará sinalética direcional, orientadora, com as seguintes caraterísticas: