Saltar para o conteúdo principal

Espaços & Serviços

Espaço de Atendimento

A receção ou balcão de atendimento, enquanto espaço de acolhimento, informação e orientação dos utilizadores, oferece ao público diversos serviços, tais como a elaboração do cartão de utilizador, a disponibilização de informações sobre a Biblioteca e suas valências, serviços de referência, a pesquisa bibliográfica do catálogo da Biblioteca e a requisição domiciliária de documentos.

Este espaço disponibiliza também uma zona de leitura de jornais e de máquinas de consumo de bebidas e alimentos.


Sala Infantojuvenil

Um espaço apetrechado com livros e revistas em acesso livre, suscetíveis de serem requisitados pelos utilizadores para leitura domiciliária. Esta sala oferece equipamentos apropriados à idade dos seus utilizadores, da primeira infância à adolescência, com especial atenção para a Bebeteca e o Anfiteatro, adaptado à realização de atividades lúdicas de promoção da leitura.

Nesta sala realizam-se diferentes atividades de promoção do livro junto dos mais pequenos, proporcionando deste modo o gosto pela leitura e a educação para a cidadania. Há, ainda, computadores para a realização de trabalhos, equipamento para visionamento de filmes e acesso gratuito à Internet.


Sala de Adultos

Um espaço equipado com livros em acesso livre para leitura presencial ou requisição domiciliária, com exceção de obras de referência, monografias do Fundo Local, obras em vários volumes e espécies de grande porte.

O fundo documental adulto é enriquecido e atualizado por aquisições, doações particulares e permutas institucionais. No piso superior, o espaço está dotado de publicações periódicas, revistas e jornais de temáticas diversas. Neste espaço, a Biblioteca disponibiliza ainda um ponto de acesso ao Diário da República online e acesso gratuito à internet.


Sala de Braille

Um espaço apetrechado com equipamento para prestar apoio a pessoas deficientes visuais. Dispõe de um computador com software adequado, teclado braille, sistema de voz, scanner e impressora que permite converter documentos word em Braille.

BDteca Luiz Beira

A BDteca Luiz Beira está integrada na Sala de Adultos e constitui por si só um núcleo de documentação de reconhecido valor. A BDteca coloca à disposição de todos os utilizadores e estudiosos desta arte um manancial riquíssimo de literatura alternativa, designadamente álbuns de BD, revistas, fanzines, recortes de jornais, etc.
Pela sua raridade, singularidade ou pelas dedicatórias exclusivas a Luiz Beira, alguns exemplares encontram-se nos reservados com acesso limitado. Bedeteca é, por definição, uma biblioteca de Banda desenhada (BD) que pode - e deve integrar diversos tipos de suportes, designadamente revistas, jornais, fanzines e material não livro, como CD, cartazes, postais, pranchas, etc.

O que é e o que pretende ser a BDteca Luiz Beira?

Luiz Beira, pseudónimo artístico de Armando Corrêa, é o nome pelo qual o próprio prefere ser conhecido. Ator, escritor, jornalista e crítico de BD, amante incondicional de Viseu, decidiu generosamente doar, numa primeira fase, uma pequena parte da sua bedeteca particular.

Em 1991, em sessão pública, Luiz Beira entregou simbolicamente o primeiro álbum - Le Monde de Hergé - ao GICAV, desde logo um incansável intermediário, representativo dos mais de seiscentos volumes que iniciavam um primeiro ato de doação. Foi um início feliz daquela que viria a tornar-se numa das mais ricas bedetecas do país. A 31 de maio de 2002, no ato de inauguração oficial da Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva e numa justíssima prova de gratidão e reconhecimento por parte do Município de Viseu, a Bedeteca era dada a conhecer ao público com a designação BDteca Luiz Beira.

O acervo documental da BDteca tem vindo a crescer exponencialmente, tendo já ultrapassado mais de 10000 documentos. Integrada no espaço da Sala de Leitura de Adultos, ela constitui um núcleo de documentação autónomo muito significativo, colocando à disposição dos leitores e estudiosos desta arte.

A BDteca dispõe ainda de cerca de 6000 álbuns, alguns dos quais que, pela sua raridade e valor, não se encontram em livre acesso ao público - exemplares únicos, obras com dedicatórias personalizadas pelos maiores autores de BD a nível mundial, primeiras edições, obras inexistentes no mercado livreiro. Exemplo disso é o volume que reproduz as pranchas originais de François Craenhals para o álbum Le Piège, da série Chevalier Ardent. 


Fundo Antigo da Biblioteca

O Fundo Antigo é constituído por um acervo de obras publicadas anteriormente a 1820.

O fundo tem a sua origem nas doações de particulares, de salientar a do fundador da Biblioteca Municipal de Viseu D. António Nunes de Carvalho, no espólio bibliográfico dos arquivos religiosos, no de algumas Ordens e no do Cabido mas, sobretudo, no do Seminário Episcopal de Viseu. Este fundo é constituído por cerca de 8000 volumes.

Sala Multimédia

Um espaço onde se encontram documentos áudio-vídeo, CD, DVD destinado ao público em geral, incluindo os documentos áudio-vídeo do sector infantil. O acesso à internet é gratuito.

Sala Polivalente

Um espaço ideal para conferências, palestras, apresentação de livros, workshops ou para atividades lúdicas e de promoção da leitura para crianças e adultos.
                

Jardim Exterior

Anexo à Sala Infanto-Juvenil, o jardim permite que as crianças que frequentam as atividades possam, sempre que possível, usufruir deste espaço.


Nova Sala de Leitura

Um espaço que resultou da obra de ampliação do edifício da Biblioteca e que oferece, desde 2018, 80 lugares sentados para estudo e leitura.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi