Saltar para o conteúdo principal

Gestão das Faixas de Combustível


Alargamento do prazo da limpeza das faixas de gestão de combustível para até 15 de maio de 2021

A evolução da situação epidemiológica tem ditado a necessidade de introdução de ajustamentos a algumas das medidas já aprovadas devido à pandemia de Covid-19, por forma a dar a melhor resposta possível às necessidades sentidas.

Nessa medida, face ao agravamento da situação epidemiológica registada no início deste ano, e considerando as dificuldades dos cidadãos em proceder às atividades normalmente realizadas, o Governo publicou o Decreto-Lei Nº 22-A/2021 de 17 de março que prolonga o prazo para a realização dos trabalhos de limpeza das faixas de gestão de combustível para até 15 de maio de 2021.



A prevenção de incêndios florestais exige um planeamento estratégico, continuado e adaptado às características do território.

Em 2021, e até à data, foram já executadas várias limpezas em todo o concelho, nomeadamente ao longo da rede viária, na envolvente de Parques e Polígonos Industriais e na proteção de aglomerados populacionais e edifícios isolados.

Este tipo de ação no terreno permite, por um lado, a manutenção do ambiente e a sua valorização paisagística, mas também incrementar as condições de segurança para os utilizadores das vias; sem esquecer o principal objetivo destas faixas: o de criar uma barreira na propagação do fogo, diminuir a sua intensidade, criar zonas de oportunidade de combate e garantir condições mínimas de trânsito em situação de emergência.

Até ao final do ano, está a prevista a execução deste trabalho em mais de 120 hectares de faixas, nas várias Freguesias do concelho, não incluindo outros trabalhos de faixas realizados, pelo município, no âmbito de fornecimentos contínuos e trabalhos de sapadores florestais.

As intervenções são categorizadas por prioridades de execução anual, através da análise do histórico de incêndios rurais, ocupação do solo, zonas estratégicas de gestão de combustível, fatores sociais, entre outros.

Este ano, as intervenções realizadas/planeadas são as seguintes:

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi