Gestão das Faixas de Combustível

A prevenção de incêndios florestais exige um planeamento estratégico, continuado e adaptado às características do território.

Em 2020, e até à data, foram já executados aproximadamente 75 hectares de faixas de gestão de combustível em todo o concelho, nomeadamente ao longo da rede viária, na envolvente de Parques e Polígonos Industriais e na proteção de aglomerados populacionais e edifícios isolados.

Este tipo de ação no terreno permite, por um lado, a manutenção do ambiente e a sua valorização paisagística, mas também incrementar as condições de segurança para os utilizadores das vias; sem esquecer o principal objetivo destas faixas: o de criar uma barreira na propagação do fogo, diminuir a sua intensidade, criar zonas de oportunidade de combate e garantir condições mínimas de trânsito em situação de emergência.

Os trabalhos são realizados por duas equipas de Sapadores Florestais e 3 empresas prestadoras de serviços, que se encontram em funções quase todo o ano, salvo quando as condições meteorológicas não o permitem.

Até ao final deste ano, está a prevista a execução de um total de 150 hectares de faixas, nas várias Freguesias do concelho (com exceção de Viseu por se tratar de uma freguesia urbana).

As intervenções são categorizadas por prioridades de execução anual, através da análise do histórico de incêndios rurais, ocupação do solo, zonas estratégicas de gestão de combustível, fatores sociais, entre outros.

Desde o final de agosto, e até ao final do ano, entre as intervenções realizadas/planeadas estão as seguintes:

• CM1319 – Oliveira de Cima – Lustosa, Freguesia de Ribafeita e Bodiosa;
           • Rua do Barbeito, Acesso Parque Empresarial – Aeródromo, Freguesia do Campo e Lordosa;
           • Avenida de S. Salvador, Freguesia de Repeses e S. Salvador;
           • Parque Empresarial/Industrial de Repeses;
           • Avenida da Regada, Freguesia de Ranhados;
           • Avenida do Povo, Freguesia de Ranhados;
           • Acesso Lamaçais – Bassim, Freguesia de S. Pedro de France;
           • N228 – Boa Aldeia, UF de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita;
           • Acesso Carcavelos, Outeirinho e N229 – Freguesia de S. Pedro de France;
           • N323 entre Cepões e Côta, UF de Barreiros e Cepões e Freguesia de Côta;
           • N337 - Vil de Souto e Fonte Arcada, Freguesia de S. Cipriano e Vil de Souto;
           • N2 - ETAR Viseu Sul, Freguesia de Faíl e  Vila Chã de Sá;
           • M 600 – acesso Farminhão via Ferrocinto, Freguesia de S. Cipriano e Vil de Souto e UF de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita;
           • CM1162 - Vila de Um Santo - N323, Freguesia de Côta;
           • Acesso Macieira Zonho, Freguesia de Côta;
           • Acesso a Povoação Freguesia de Povolide;
           • N229-2, Freguesia de Povolide;
           • Entre outras a definir.

Compreendi