Viseu reforça oferta cultural com mais de 100 eventos na Primavera
Mais de cinco mil pessoas participam da programação. Música, teatro, festas populares e exposições marcam a oferta de eventos

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, apresentou no passado dia 12 de março, com a Vereadora da Cultura, Odete Paiva, a programação cultural da temporada da Primavera, em Viseu.

«Damos em 2014 um passo em frente no reforço da oferta cultural de Viseu e subimos o padrão de qualidade. Queremos converter Viseu num destino de eventos, atrair a comunidade e mais visitantes», afirmou Almeida Henriques.

Ao todo, serão mais de 100 eventos que marcarão os dias da Primavera, em Viseu, já a partir de 21 de março e durante 100 dias. Mais de 50 concertos, 30 peças de teatro, 12 exposições e festas populares e de rua prometem preencher o calendário dos viseenses e de visitantes.

O programa de eventos é suportado por 21 entidades parceiras e pelas 25 freguesias, envolvendo a participação de mais de cinco mil pessoas, grande parte dos quais crianças e jovens. «O envolvimento dos nossos talentos é a alma deste projeto», afirmou o Presidente da Câmara Municipal.

Almeida Henriques reforçou ainda “o caráter inovador” da agenda de eventos. «Pela primeira vez, Viseu organiza um concurso internacional de música e, nos 40 anos da revolução, oferece à cidade um programa de eventos comemorativo da Democracia.»

Na apresentação da agenda de eventos, a vereadora da Cultura, Odete Paiva, revelou ainda que «a programação cultural de Viseu na Primavera elege também a identidade como uma aposta, colocando em destaque as tradições da Semana Santa, dos Santos Populares e das Cavalhadas, assim como os vinhos do Dão, que terão o seu lugar nesta agenda».

Entre as ações programadas encontram-se o “7º Festival de Música da Primavera” (17 de abril a 11 de maio), o “Concurso Internacional de Guitarra de Viseu” (29 de abril a 3 de maio), o “Festival de Teatro” (16 de maio a 8 de junho), “Cantar Abril” (24 e 25 de maio) e o “Festival Viseu A…” (24 de maio a 1 de junho).

A agenda de eventos detalhada do “7º Festival de Música da Primavera” e do “Concurso Internacional de Guitarra de Viseu” poderá ser seguida, desde já, através do website www.primavera-viseu.pt