Viseu recebe edição especial da Volta a Portugal

21-08-2020Desporto
Viseu recebe edição especial da Volta a Portugal
Após o cancelamento, nos moldes habituais, da edição de 2020 da Volta a Portugal, a Federação Portuguesa de Ciclismo assumiu a organização da prova num novo formato, procurando salvaguardar a tradição da iniciativa assim como as condições de sustentabilidade da modalidade em Portugal. Nesse sentido, foram tomadas medidas para a realização da competição sem público e desenhado um plano sanitário, validado pela Direção-Geral de Saúde.

Neste novo contexto, e atendendo às medidas tomadas, que implicam ainda a redução de equipas e de dias da prova, a Câmara Municipal de Viseu acedeu a receber o final da 3ª etapa da Volta, que decorre no dia 30 de setembro, bem como a partida dos ciclistas no dia seguinte.

Na decisão pesou, para além das condições sanitárias, o facto de a eliminação total da Prova Rainha do ciclismo português poder conduzir à extinção de muitas equipas nacionais, com prejuízos irreparáveis para a modalidade. Por outro lado, a Volta a Portugal é ainda um evento histórico que faz parte da cultura popular portuguesa e, em particular, da região de Viseu, pelo que o Município foi sensível aos vários apelos realizados nos últimos dias, exigindo naturalmente o cumprimento rigoroso do plano sanitário validado pela DGS.