Viseu prepara Natal com dinamização do comércio local e programação cultural segura

11-11-2021Município
ACDV e AHRESP são parceiros na dinamização da programação VISEU NATAL

O Município de Viseu está a preparar uma nova edição do VISEU NATAL. À semelhança de outros anos, a autarquia estabeleceu uma parceria com a Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV) e com Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), congregando esforços na dinamização económica e social deste período natalício que se avizinha. Os protocolos foram hoje aprovados, em reunião de Câmara.

A iniciativa VISEU NATAL 2021/2022 pretende promover a celebração das tradições da quadra natalícia, uma das épocas do ano que mais anima e potencia a atividade económica local, particularmente do comércio tradicional das ruas e praças do Centro Histórico e zonas envolventes; este ano, num contexto excecional gerado pelos efeitos da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), observando e cumprindo as medidas de segurança, prevenção e proteção definidas pelo Governo, pelas Autoridades de Saúde e de Proteção Civil e pelo Município de Viseu para fazer face a esta situação.

Aprovado protocolo com a GNR para Teleassistência a Pessoas Vulneráveis
Também nesta reunião de Câmara foi aprovada a celebração de um protocolo de cooperação entre o Município de Viseu e a Guarda Nacional Republicana, no âmbito do projeto de Teleassistência a Pessoas Vulneráveis.

Um dos objetivos deste projeto de intervenção social é assegurar o acesso das populações mais idosas a serviços que lhes permitam continuar integradas no seu meio de vida habitual. Este protocolo é mais uma das iniciativas que pretende prestar a devida assistência aos idosos do concelho.

Deferida a legalização da construção de um edifício na Avenida Europa, pertencente à Sociedade Imobiliária III
Esta legalização permite o retomar da construção do edifício existente na Avenida Europa, que se encontra atualmente a meio. É o primeiro passo para concretizar o desenvolvimento definido para a zona norte do concelho, onde a autarquia pretende instalar o novo Centro de Artes e Espetáculo. A operação urbanística desta zona e o desbloquear dos constrangimentos que se têm observado nos últimos anos é determinante para este desenvolvimento.

Entre outros temas, foi igualmente aprovado o Relatório prévio do projeto de conclusão das obras de urbanização do loteamento de Santo Estevão.

Nesta reunião de Câmara, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, deu ainda nota da realização da reunião intermunicipal da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, à qual presidiu, e que teve como principais pontos a análise e discussão dos acordos de atribuição de compensações aos operadores que prestam serviços de mobilidade na Região.

Foi ainda analisada, nessa mesma reunião, a proposta de extensão da vigência das autorizações provisórias concedidas aos operadores e as auditorias técnicas às atividades desempenhadas pelos operadores.

De recordar que as compensações decorrem da adaptação da mobilidade aos sucessivos estados de emergência que o País viveu nos últimos anos e a consequente definição de serviço público essencial.