Viseu prepara chegada do Verão com um programa multidisciplinar em pleno pulmão verde da cidade

23-05-2022Cultura

CONSULTE AQUI A PROGRAMAÇÃO

"Verão no Parque” chega ao Parque Aquilino Ribeiro esta sexta-feira. Até 31 de julho, cruzam-se música, teatro, dança, poesia e gastronomia neste espaço verde privilegiado. "Dizer Poesia” marca o arranque deste evento, com a realização do 1º Encontro Internacional de Poesia

A menos de um mês da chegada do verão, a Cidade-Jardim já celebra a nova estação e os dias soalheiros, transformando o pulmão verde de Viseu, o Parque Aquilino Ribeiro, naquele que é o palco principal do "Verão no Parque”.

De 27 de maio a 31 de julho, o evento multidisciplinar instala-se no coração da cidade, oferecendo uma programação recheada de música, teatro, dança e poesia, atividades de saúde e bem-estar. Também a gastronomia – e a street food – têm aqui presença garantida, na companhia do Mercado de Boticas, que traz produtos diversos para delícia de viseenses, visitantes e turistas.

"Marcamos hoje encontro neste espaço verde privilegiado da nossa cidade para dar a conhecer aquela que será uma agenda cultural diversificada ao longo dos próximos dois meses”, anunciou o Presidente da Câmara, Dr. Fernando Ruas.

"Enquanto nos preparamos para celebrar os 630 anos da nossa Feira de São Mateus – e o seu tão aguardado regresso, em agosto – é no Parque Aquilino Ribeiro que damos o mote para um verão que promete fazer as delícias de viseenses, visitantes e turistas”, avançou o autarca.

"Ao mesmo tempo, damos palco às vozes e talentos do concelho e da região que aqui apresentam os seus trabalhos e projetos. Não deixamos de fora a gastronomia e os sabores que tanto nos caracterizam, muito menos o artesanato e outros produtos da região. São um conjunto de ingredientes que tudo têm para fazer do ‘Verão no Parque’ um sucesso”, concluiu o Dr. Fernando Ruas.

O "Verão no Parque” arranca com um extra especial: a retoma do "Dizer Poesia”, que é concretizado com a realização do 1º Encontro Internacional de Poesia.

Numa parceria entre o Município de Viseu e a Editora Edições Esgotadas, Viseu será, ao longo de três dias, um ponto de encontro para autores locais e internacionais, numa combinação de vozes – e letras – do universo lusófono.

A escritora Olinda Beja, fará as honras de abertura desta iniciativa, no dia 27 de maio, sexta-feira, pelas 18 horas, com uma declamação poética. Será na Praça da República (Rossio).

Ainda nesta noite, o músico viseense Tilhon subirá ao palco do Adro da Sé, pelas 21H45, para um concerto especial que terá a participação da Tunadão 1998 e das Cavalhadas de Vildemoinhos.

Já o fim de semana reserva leituras de poemas e sessões de autógrafos com autores do distrito de Viseu, para além de dois debates em torno do universo da poesia, as novas tendências poéticas e o significado das palavras. Aqui, juntam-se ao leque de convidados autores portugueses, mas também de São Tomé, Brasil e Moçambique.

Agendada está ainda a apresentação de dois livros - "Vitral”, de Ana Vidal, e "Outros Conflitos”, de Margarida Faro. A Incubadora de Indústrias Criativas do Centro Histórico será o palco deste Encontro Internacional e da sua programação.

No Parque da cidade, haverá ainda, ao longo da primeira semana do "Verão no Parque”, e neste âmbito, a botica "Mercado do Livro”, dinamizada pelas Edições Esgotadas.

"É com enorme satisfação que apresentamos a concretização deste 1º Encontro Internacional de Poesia em Viseu, fruto de uma parceria com as Edições Esgotadas. Ao longo de três dias, celebramos este género literário, exaltando autores da região, mas também do universo lusófono, numa combinação irresistível de ideias, temas e poemas”, salientou a Vereadora da Cultura, Dr.ª Leonor Barata.

"Convido todos os viseenses e amigos de Viseu a desfrutar desta programação eclética neste pulmão verde da cidade, ao longo dos próximos meses. Vivam o nosso Parque, a nossa Cultura, os nossos talentos”, desafiou a Vereadora.

No decorrer destes dois meses, no Parque Aquilino Ribeiro cruzam-se diversas propostas e experiências, para famílias e amigos, com especial incidência às sextas-feiras, sábados e domingos.
Para além de concertos por artistas, bandas e grupos do concelho e da região, há ainda peças de teatro, tanto para adultos como para crianças, e apresentações de dança pela Escola Lugar Presente. E porque o Parque é o lugar perfeito para aliar a natureza e o bem-estar, o yoga será o convite perfeito para desfrutar em tranquilidade deste espaço verde.

O coração da cidade será também um palco gastronómico imperdível com a instalação, nas suas principais "avenidas”, de operadores de restauração, nas tradicionais casinhas de madeira, havendo uma rotação semanal. A street food, para os amantes dos sabores em modo "pegar e levar”, tem lugar garantido neste evento.

As habituais boticas abrem-se para acolher uma montra de produtos agroalimentares, de artesanato, de moda e decoração, entre outros, formando um Mercado típico, o qual terá também uma rotação semanal.

O Parque Aquilino Ribeiro será ainda palco de duas iniciativas que marcam a agenda cultural de Viseu: a Festa das Freguesias, nos dias 17 a 19 de junho, e o Festival de Jazz de Viseu – "Que Jazz É Este?”, de 21 a 24 de julho.