Viseu e Mangualde querem ligar-se por ciclovia

26-11-2018Desporto
Viseu e Mangualde querem ligar-se por ciclovia
Presidentes dos dois Municípios assinaram acordo para o desenvolvimento de estudo prévio. Infraestrutura poderá vir a ser financiada pelo Portugal Ciclável 2030

Os presidentes das Câmaras de Viseu e Mangualde, Almeida Henriques e João Azevedo, respetivamente, assinaram esta segunda-feira, 26 de novembro, um acordo para o desenvolvimento de um estudo prévio para a ligação, em perfil de ciclovia, entre as duas cidades.

O facto de existirem incentivos ao incremento de infraestruturas dedicadas à utilização da bicicleta levou os dois municípios a unirem esforços e a aproveitar esta "janela” de financiamento através do Portugal Ciclável 2030.

"Espero que esta candidatura venha a ser um sucesso, ainda que só estejamos na fase de estudo prévio. Mas estamos de alma e coração com este projeto”, referiu o Presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, reforçando que a ligação entre os dois municípios constitui um "eixo económico importante”.

O autarca de Viseu deu ainda conta que esta nova ligação completaria a rede regional de ciclovias, juntando-se às vias cicláveis do Dão e do Vouga.

Já João Azevedo, Presidente da Câmara de Mangualde, recordou a "ligação histórica” das duas cidades, entendendo que este projeto comum "torna o território mais completo”.

"Viseu e Mangualde querem o melhor para a região e este projeto permite aproximar as pessoas, mas também potenciar a economia e o turismo”, referiu.

O acordo foi assinado esta segunda-feira no Parque de Lazer do Lugar do Banho, local de fronteira estre os dois municípios.