Viseu concentra esforços para apoiar povo ucraniano

01-03-2022Município
Viseu concentra esforços para apoiar povo ucraniano
Já foram enviadas cerca de 3 toneladas para a Ucrânia. Loja Solidária do Politécnico de Viseu continua a receber donativos de todos os viseenses

Durante os últimos dias, a Câmara Municipal de Viseu, o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), a Associação Viriatos.14 e a Associação dos Ucranianos de Viseu têm realizado, no terreno, uma grande ação de ajuda humanitária com vista a apoiar a população da Ucrânia.

Desde ontem, dia 28 de fevereiro, que é possível deixar diversos bens, alimentos não perecíveis, roupa, entre outros donativos, na Loja Solidária do IPV (Edifício dos Serviços Centrais). Os mesmos bens podem ser entregues entre as 9 horas e as 12H30 e entre as 14 horas e as 17H30, de segunda a sexta-feira (telefone 232 480 771 e e-mail: pvmaissolidario@sc.ipv.pt).

De momento, na sequência das últimas necessidades levantadas, informa-se que as necessidades mais prementes se prendem agora com bens, alimentos não perecíveis, material de primeiros socorros, roupa apenas de criança, mantas, luvas, gorros e roupa interior.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando de Carvalho Ruas, salienta que "neste momento difícil do ponto de vista internacional, temos de continuar unidos na defesa da democracia, da paz e dos direitos humanos. Temos também o dever de ajudar que mais precisa e a comunidade viseense está a dar um grande exemplo de solidariedade.”

Cerca de 3 toneladas já foram enviadas, nas últimas horas, para apoiar o povo ucraniano e muitos outros bens continuam a ser armazenados na Loja Solidária do IPV. A autarquia de Viseu mantém-se em contacto permanente com o Consulado da Ucrânia no Porto e com as entidades competentes para continuar a articular a entrega dos bens nos locais com mais necessidades, sendo que o transporte também está assegurado.

Viseenses chamados a fazer parte da organização desta causa

Todos os interessados em colaborar na organização desta recolha, em regime de voluntariado, devem dirigir-se aos Serviços Centrais do IPV e junto da Ação Social e manifestar a sua vontade junto dos coordenadores do processo que se encontra a decorrer no Edifício.

As áreas nas quais se solicita a colaboração vão desde o acolhimento dos bens ao acondicionamento dos mesmos. Para mais informações contactar, através do telefone, 232 480 771 ou, através do e-mail, pvmaissolidario@sc.ipv.pt.

Desde a passada sexta-feira que o Executivo Municipal está a acompanhar de perto e com preocupação todos os acontecimentos. Recorde-se que, de forma a manifestar o total apoio e a solidariedade com a Ucrânia e o seu povo, o Executivo tomou a decisão de iluminar a fachada dos Paços do Concelho com as cores da bandeira da Ucrânia, desde o passado domingo.