Saltar para o conteúdo principal

Viseu celebra os 631 anos de D. Duarte, “O Eloquente”, com um programa comemorativo para toda a comunidade

26-10-2022Cultura
Viseu celebra os 631 anos de D. Duarte, “O Eloquente”, com um programa comemorativo para toda a comunidade
Na próxima segunda-feira, dia 31 de outubro, Viseu assinala o 631º aniversário do Rei D. Duarte. O Município e a Junta de Freguesia de Viseu unem esforços na realização de um programa comemorativo, aberto à comunidade, que teve hoje a sua apresentação no Salão Nobre dos Paços do Concelho. 

No Centro Histórico, na Praça que recebe o nome deste Rei viseense, o seu nascimento e memória serão evocados, de forma simbólica, com a deposição de uma coroa de flores, junto à Estátua que se ergue em pleno centro da Praça.

Ao final da tarde, o Museu Nacional Grão Vasco, instituição que também apoia esta iniciativa, será o palco principal do restante programa comemorativo, que conta com a apresentação de um livro, uma mostra de falcoaria medieval e um momento musical temático. 

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, "esta é uma forma de assinalarmos, com toda a dignidade, pessoas, épocas e datas que são de enorme relevância e que muito dizem à nossa identidade e à nossa história. O Rei D. Duarte era um homem de Cultura, facto que nos orgulha a todos”. 

O "Livro dos Conselhos de El Rei D. Duarte” será a obra apresentada neste dia, pelas 18 horas, com edição e notas do Dr. João Ferreira da Fonseca. Esta é já a terceira obra dedicada ao Rei D. Duarte, editada e publicada pela Freguesia de Viseu, que tem vindo assim a promover e a divulgar a obra deste ícone do concelho. 

O livro "consiste numa obra curiosíssima no plano da literatura medieval e de excepcional interesse entre as fontes históricas para o período da Idade Média”. "Esta obra chegou até nós através de uma cópia, conhecida vulgarmente como Livro da Cartuxa, título cuja origem se pensa ter sido atribuído aquando da oferta de uma cópia do manuscrito à livraria do Convento da Cartuxa de Scala Coeli, em Évora, por D. Teotónio de Bragança”, adianta a Freguesia de Viseu. 

Segue-se, pelas 19H30, uma Mostra de Falcoaria Medieval, levada a cabo pela Associação de Recreação Histórica Portucale Fidelis. 

O programa de comemorações deste aniversário termina pelas 21 horas, com um concerto de Música Medieval Erudita, protagonizado pelo Grupo JOGRALESCA. 

Dedicado à interpretação da música da Idade Média e Renascimento, este grupo, que nasceu em 2005, reúne músicos profissionais e com interesse na área da música antiga, participando com as suas animações musicais em contexto de recreação histórica, recorrendo, inclusive, a instrumentos construídos pelos próprios alusivos à época. 

A Vereadora da Cultura e Turismo, Dr.ª Leonor Barata, destacou a celebração desta efeméride como sendo marcante para "um território do pensamento, de atividade cultural e de dinamização das atividades artísticas”, como é Viseu. Além disso, referiu ainda a importância de aproximar ícones como o Rei D. Duarte à comunidade. "Temos de moldar a nossa sociedade para que possam tratar figuras como estas por "tu”, no sentido em que possam percecionar a importância que estas têm na história do nosso território”. 

"Esta é uma homenagem a uma personalidade de enorme relevância que é indissociável da nossa cidade e comunidade. Considero que para perspetivarmos o futuro, temos que conhecer aprofundadamente a história e personalidades do nosso passado e é também isso que procuramos concretizar com esta realização”, sublinhou o Presidente da Junta de Freguesia de Viseu, Prof. Diamantino Santos. "Este é também um bom exemplo de que as autarquias locais – neste caso, a Câmara e a Junta - podem colaborar e criar sinergias, mesmo trabalhando o mesmo território”, concluiu. 

Toda a comunidade é convidada a participar neste programa que celebra o 631º aniversário do nascimento do Rei D. Duarte, em Viseu.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi