Viseu assinala hoje, dia 24, o Dia Municipal da Igualdade

24-10-2021Cidadania
Viseu assinala hoje, dia 24, o Dia Municipal da Igualdade
Programa de iniciativas conta com a realização do webinar "Em Pé de Igualdade”, no dia de amanhã. Para assinalar a data, o Município promoveu ainda um concurso de desenho junto do Agrupamento de Escolas Grão Vasco e da Cáritas Diocesana de Viseu

Assinala-se hoje, dia 24 de outubro, em Viseu, o Dia Municipal da Igualdade. Neste contexto, o Município de Viseu dinamizou – e irá dinamizar – um conjunto de iniciativas e atividades junto de vários públicos.

Amanhã, dia 25, será realizado o webinar "Em Pé de Igualdade”, que irá contar com a intervenção dos Conselheiros Locais para a Igualdade, representados por Fernanda Santos e Dinis Augusto Saraiva. Marcarão também presença Paula Xavier, que abordará o tema das famílias homoparentais, e a Equipa para a Igualdade na Vida Local de Viseu, representada por Clara Pombeiro, Alexandra Paula e Tiago Caio.

Pretende-se, com esta iniciativa, sensibilizar e envolver as diversas instituições e entidades locais no combate a todas as formas de discriminação, num debate aberto sobre os avanços e limitações que à Igualdade dizem respeito.

A par deste webinar, o Município de Viseu desafiou algumas das turmas e crianças do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, assim como da Cáritas Diocesana de Viseu, nomeadamente do projeto "Caminhos 8G – Programa Escolhas”, a participarem no concurso "Na minha Escola há crianças”, que consistiu em representar em desenho o que para elas é a Igualdade. Todo o trabalho criativo dos mais pequenos poderá ser consultado AQUI.

Para além disso, e nos próximos dias, serão lançados na página de Facebook do Município de Viseu alguns vídeos e testemunhos de alunos da Escola Secundária Alves Martins, assim como de outros viseenses que se associaram o seu rosto e voz a este dia – entre eles, o atleta paralímpico Mário Trindade.

As comemorações do Dia Municipal da Igualdade contam com a parceria da Associação Adamastor, da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza - Delegação de Viseu, da Escola Profissional Mariana Seixas, da Escola Secundária Alves Martins e do Agrupamento de Escolas Grão Vasco.