Viseu acolheu Encontro Transfronteiriço da Rede de Cidades CENCYL

05-05-2023Ambiente
Viseu acolheu Encontro Transfronteiriço da Rede de Cidades CENCYL
Oradores convidados debateram durante a manhã os desafios das alterações climáticas e da transição energética. Cerca de 90 pessoas marcaram presença

Viseu acolheu, esta quinta e sexta-feira, dias 4 e 5 de maio, um Encontro Transfronteiriço da Rede de Cidades CENCYL, integrado no Programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP), no âmbito do projeto "Transição Verde das Cidades e Territórios CENCYL”. O evento pretendeu analisar e debater um conjunto de abordagens que as autarquias e associações podem colocar em prática para melhorar os ecossistemas e o espaço urbano, acelerando as metas sustentáveis de descarbonização.

Esta iniciativa arrancou, durante a tarde desta quinta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a realização da Cerimónia Evocativa dos 10 anos do Convénio que criou o Organismo de Cooperação Territorial "Rede de Cidades CENCYL”. Neste ato simbólico e oficial estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, a Presidente da CCDR-Centro, Isabel Damasceno, e ainda o representante da Secretaria Técnica da Rede de Cidades CENCYL, José Maria Perla.

A rede, que está a celebrar os 10 anos da assinatura do convénio que criou oficialmente este organismo de cooperação territorial, composto, atualmente, pelas cidades de Viseu, Almeida, Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid, teve ainda o Solar do Vinho do Dão como palco, esta sexta-feira, para um encontro que promoveu a partilha de experiências, conhecimentos e dinâmicas entre as várias cidades CENCYL, nomeadamente dos Municípios de Viseu, Coimbra, Almeida e Salamanca.

Aberto a toda a comunidade, na Sessão de Abertura, esteve presente o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Viseu, Pedro Ribeiro, a Secretaria Técnica da Rede de Cidades CENCYL, Paula Garcia, e o representante do Município de Salamanca, Andres Garcia Camazano.

Na abertura dos trabalhos, Pedro Ribeiro referiu que "Viseu é uma cidade amiga do ambiente, uma Cidade-Jardim e que investe, todos os dias, na melhoria da qualidade de vida do território”. "A nossa floresta urbana é extensa e vai continuar a crescer, com vários parques verdes, deste o Parque Urbano de Santiago, a Mata do Fontelo e, a partir de 1 de junho, com a nossa Mata do Serrado, que vai ser aberta a todos os viseenses, num dia importante que é o nosso Dia da Criança”.

Ao longo da manhã, houve lugar à partilha e debate em torno da Floresta Urbana e os seus desafios, atuais e futuros, com as intervenções de Helena Freitas, da Universidade de Coimbra e Parque de Serralves, Luís Martins, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e de Luís Baptista, da SONAE ARAUCO.

A rede de Cidades CENCYL é uma iniciativa de cooperação territorial transfronteiriça composta por seis cidades da região Centro de Portugal (Viseu, Almeida, Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda) e três cidades de Castela e Leão (Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid). A rede procura facilitar a troca de conhecimentos e de ferramentas, promovendo uma aliança estratégica para fomentar a aprendizagem entre pares e o planeamento de ações integradas nos processos de adaptação das áreas urbanas às alterações climáticas.