VIII Fórum VISEU EDUCA confirma sucesso da iniciativa no regresso ao formato presencial

14-07-2022Educação

Fórum recebeu 400 participantes na Aula Magna do IPV. Presidente reafirma que Viseu é a "Melhor Cidade para Estudar”

O Município de Viseu e o Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu VISPROF promoveram o VIII Fórum VISEU EDUCA, nos dias 12, 13 e 14 de julho, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, no âmbito do programa municipal VISEU EDUCA.

Com uma forte resposta da comunidade educativa, que preencheu a plateia da Aula Magna durante os três dias de fórum, o evento contou com diversos painéis de discussão focados no tema "Aprendizagem, Participação e Bem-Estar”.

A participação de oradores e moderadores de renome na área do ensino local e nacional, do ensino básico ao superior, têm tornado este Fórum, ao longo das suas oito edições, uma referência na discussão, formação e reflexão sobre a educação nas escolas do nosso concelho.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, marcou presença no primeiro dia do Fórum, onde elogiou o papel dos professores no desenvolvimento da qualidade educativa no nosso concelho e reforçou a importância do investimento na Educação, numa sessão em que foram discutidos temas como a saúde mental dos profissionais de educação, e as consequências da pandemia no sistema educativo.

O autarca adiantou que "com uma população escolar de mais de 25.000 estudantes, e em crescimento, os desafios vão ser sempre mais complexos e vão requerer um esforço de todos nós para formarmos as novas gerações da melhor maneira possível”.

"A rede escolar, e, em especial, a comunidade educativa, são a principal razão de Viseu ser a "Melhor Cidade para Estudar”, não apenas pela componente pedagógica de grande qualidade, como também pelo desenvolvimento cívico de todos os jovens que participam num sistema educativo que se quer melhor, maior e mais moderno”, concluiu.

Sob o olhar atento de cerca de 400 participantes, por dia, o Fórum acolheu, ainda, nos dois últimos dias, conferências e "mostras de boas práticas da comunidade educativa” que convidaram à reflexão e ao debate, centradas na melhoria e inovação na educação, assim como nos desafios e tensões que se possam criar dentro da comunidade.

A sessão de encerramento do Fórum contou com a presença do Vereador da Educação da Câmara Municipal, Dr. Pedro Ribeiro, que sublinhou o valor e a relevância do programa VISEU EDUCA como "promotor pedagógico e impulsionador de uma ligação colaborativa entre todo o sistema educativo do concelho com vista a constante melhoria do nosso ensino”.

O VISEU EDUCA é um programa municipal educativo com vista à promoção da qualidade, inclusão e diversidade do sistema de ensino, contribuindo para a formação de toda a comunidade escolar, de alunos a docentes, encarregados de educação e todas as instituições envolvidas nas mais variadas vertentes.