Via estruturante de ligação a Santo Estêvão com conclusão prevista para novembro

02-09-2020Investimento
A intervenção, com um custo estimado de mais de 1 milhão de euros, inclui ainda a conclusão da Avenida da Europa

A via estruturante, que inclui a conclusão da Avenida da Europa e que fará a ligação a Santo Estêvão, estará terminada em novembro deste ano. O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, comprovou o bom andamento da obra numa visita técnica realizada ao local. A intervenção, que consiste na construção e reconstrução da rede viária, representa um investimento superior a 1 milhão de euros por parte da autarquia.

"Trata-se de uma obra estruturante para a cidade, que irá facilitar o acesso dos habitantes a urbanizações ali localizadas, mas também a Orgens e à Escola Básica Rolando de Oliveira”, refere António Almeida Henriques. A intervenção, no âmbito do Plano de Pormenor 1 (PP1), inclui ainda o ordenamento das interseções e o tratamento da sinalização horizontal e vertical.

Estão também abrangidas na intervenção todas as infraestruturas públicas, nomeadamente a rede de abastecimento de água, rede de drenagem de águas residuais, rede de drenagem de águas pluviais, iluminação pública, rede de distribuição de energia elétrica e rede de telecomunicações. No que respeita à iluminação pública, saliente-se o inovador sistema de telegestão, com controlo central e transmissão bidirecional, que permite obter informação extra de cada ponto, como a luminosidade por zonas ou a qualidade do ar.

Os passeios e estacionamentos cumprem também com o regulamento de acessibilidades a pessoas com mobilidade condicionada. Todos os arruamentos contemplam a plantação de espécies arbóreas ao longo dos passeios ou localizadas em zonas de estacionamento. Por último, refira-se que será também neste local que ficará parte da futura Ecopista do Vouga, mais um equipamento que posiciona Viseu como uma cidade que privilegia a prática de atividade física ao ar livre e a qualidade de vida.