“Sons à Solta” revela novos talentos musicais viseenses no Parque Aquilino Ribeiro

29-07-2022Juventude

Concurso leva música ao centro da cidade de Viseu, nos dias 1 e 2 de agosto

Na próxima segunda-feira, dia 1 de agosto, arranca o concurso de novos talentos musicais de Viseu, "Sons à Solta”, uma competição que promete divulgar todos aqueles projetos musicais que os artistas viseenses tinham guardados, e podem agora ser apreciados no pulmão da cidade, o Parque Aquilino Ribeiro.

Lançado pelo Município de Viseu, o desafio surge no âmbito do programa municipal Viseu Jovem, e pretende incentivar o desenvolvimento dos dotes musicais de intérpretes locais, assim como promover e apoiar autores de temas originais, a solo ou em grupo, facultando uma plataforma de divulgação a estes compositores.

Alargado aos dois primeiros dias de agosto e dividido em duas categorias, o concurso vai contar, no primeiro dia, com as participações das bandas "Os Prisma”, "The Fellows”, "Meaning to Crack”, "Geração Z” e "Raquel e Rodrigo”, numa mistura de géneros musicais e sonoridades que prometem criar um ambiente energético e agradar aos diferentes públicos presentes.

No dia 2 de agosto, é a vez dos artistas a solo "soltarem os seus sons” em palco, num cartaz que vai receber os artistas "Save”, "José Pedro Pinto”, "El Hagá”, "Ferajin” e ainda "Phaser”, sob o olhar atento do júri designado para este concurso.

Zé Manel, viseense e vocalista da banda Fingertips, Ecaterina Neagu, professora de formação musical, canto e classe de conjunto no Conservatório de Música de Viseu, e Sandra Rodrigues, Diretora de Informação do Jornal do Centro, são os responsáveis por avaliar as performances dos participantes durante os dois dias do "Sons à Solta".

Após apreciação de todas as atuações, cabe também a este júri a escolha das duas melhores prestações na categoria juvenil e as duas melhores na categoria sénior, concedendo, em forma de condecoração, a possibilidade de darem a conhecer os seus projetos musicais no palco da Feira de São Mateus, no dia 10 de agosto, antecipando as comemorações do Dia Mundial da Juventude.

O concurso "Sons à Solta” é uma iniciativa municipal que pretender auxiliar novos talentos da região a divulgar as suas obras originais e proporcionar oportunidades e apoios no desenvolvimento musical e cultural a todos os munícipes.