Saltar para o conteúdo principal

Serralves regressa à Quinta da Cruz, em Viseu, com coleção do poeta e artista plástico E.M. de Melo e Castro

23-03-2022Cultura
Serralves regressa à Quinta da Cruz, em Viseu, com coleção do poeta e artista plástico E.M. de Melo e Castro
Exposição itinerante da Fundação inaugura esta sexta-feira, dia 25 de março, no Centro de Arte Contemporânea

"As Palavras em Liberdade” é o nome da nova exposição que a Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu acolhe a partir desta sexta-feira, dia 25 de março. Uma iniciativa que assinala o regresso da Fundação de Serralves e das suas coleções ao espaço museológico viseense, desta vez com um espólio dedicado a Ernesto Manuel de Melo e Castro, mais conhecido por E.M. de Melo e Castro. 

A inauguração terá lugar pelas 17 horas e contará com a presença da Vereadora da Cultura do Município de Viseu, Dr.ª Leonor Barata, a Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, Dr.ª Ana Pinho, e o Diretor de Recursos e Projetos Especiais da Fundação de Serralves, Rui Costa.

Nesta nova exposição, que integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves, os visitantes são convidados a conhecer de perto o trabalho e acervo do poeta, ensaísta e artista plástico E.M. de Melo e Castro – natural da Covilhã, falecido em São Paulo, no ano de 2020. 

Figura incontornável – e pioneiro - da Poesia Experimental Portuguesa, assumiu um papel ativo na promoção da poesia visual, em contexto nacional e internacional. Nesta exposição são evidenciadas as facetas de artista e dinamizador cultural de E.M. de Melo e Castro, através de um conjunto de obras da sua autoria, assim como de publicações e livros de artista da sua vasta coleção dedicada à poesia visual. Joana Valssassina assina a curadoria desta exposição. 

Ana Hatherly, António Aragão, Fernando Aguiar, Salette Tavares, Augusto de Campos, Julio Plaza, Ian Hamilton Finlay e Henri Chopin são alguns dos artistas portugueses e estrangeiros que "viajam” da Coleção da Fundação até Viseu. Contudo, a Coleção do poeta é bem mais ampla e alberga centenas de publicações, oriundas de 17 países, estando associada ao fundo documental da Biblioteca da Fundação de Serralves desde 2003. 

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi