Saltar para o conteúdo principal

Programa municipal de apoio à Cultura tem candidaturas abertas aos Eixos 1 e 5

31-01-2022Cultura
Programa municipal de apoio à Cultura tem candidaturas abertas aos Eixos 1 e 5
Entidades, agentes e promotores culturais com sede e residência no Concelho de Viseu podem apresentar as candidaturas até 20 de fevereiro
 
O programa municipal "Eixo Cultura – Viseu 2022/2025” abriu candidaturas a dois dos seus seis eixos de apoio: o Eixo 1, que diz respeito a "Parcerias de programação”, e o Eixo 5, referente a "Atividades”. Ambos têm candidaturas abertas até 20 de fevereiro. 

O Eixo 1 tem como objetivo criar condições para o desenvolvimento de projetos culturais específicos de média e grande dimensão. 

Com esse intuito, são estabelecidas parcerias de programação, com a duração de quatro anos, destinadas a eventos-âncora de afirmação local, nacional e com impacto internacional, que têm marcado o calendário cultural do Município de Viseu, nos últimos dez anos. Para este fim, estão alocados 350 mil euros/ano. Todas as entidades podem receber entre 10 mil a 100 mil euros por projeto/ano.

O Eixo 5, por sua vez, pretende financiar a execução do plano anual de atividades, calendarizados até ao dia 31 de dezembro de 2022.  

Os apoios são atribuídos às seguintes áreas e expressões artísticas: artes performativas, nas quais se incluem a música, o teatro, a dança, o cinema e multimédia e o circo contemporâneo; artes visuais, como as artes plásticas e a fotografia; artes de rua; promoção do livro e da leitura; e, por fim, o cruzamento disciplinar, num ou mais dos seguintes domínios: criação/produção, programação/difusão, formação e edição. 

No caso deste, o apoio anual totaliza 125 mil euros, sendo que cada projeto se habilita a um máximo de 20 mil euros.

Estes são dois dos campos de ação do programa "Eixo Cultura - Viseu 2022/2025”, programa este para o qual foi destinado 1,23 milhões euros neste ano de 2022. Mantendo sempre presente a ligação entre a memória, o património e a Cultura, o Município de Viseu criou este mecanismo de financiamento que integra seis eixos distintos. 

Para além destes dois, existem também os Eixos 2 – Medida 1 (Criação Artística) e Medida 2 (Edição); 3 (Programação Artística); 4 (Emergentes); e 6 (Viriato Teatro Municipal). 

Fazem parte da comissão de avaliação das candidaturas a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Dr.ª Leonor Barata, a Prof.ª Dalila Rodrigues e a Prof.ª Paula Rodrigues.

Todas as propostas devem ser submetidas através do e-mail cultura@cmviseu.pt, em língua portuguesa, e não poderão sofrer alterações depois da data de entrega. Para mais informações, aceda às normas e documentos aqui

Mensagem da Vereadora da Cultura, Turismo e Património Cultural, Dr.ª Leonor Barata, sobre o Eixo Cultura e a abertura de candidaturas


Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi