Presidente da Câmara solicita reunião ao Ministro da Cultura sobre estacionamento da Rua Silva Gaio

17-03-2023Município
Em causa está o "parecer não favorável” da Direção Regional de Cultura do Centro à construção do novo parque de estacionamento na Rua Silva Gaio

A empresa concessionária dos parques de estacionamento de Viseu – SEMOVEPARK Estacionamentos, S.A. -, comunicou, recentemente, à Câmara Municipal que recebeu da Direção Regional de Cultura do Centro um "parecer não favorável à instalação do parque de estacionamento previsto para a Rua Silva Gaio, no coração do Centro Histórico”, anunciou o Presidente da autarquia, na Reunião de Câmara desta quinta-feira.

"Este é um parecer que nos espanta e, neste caso, ele nada diz de contrário à sua instalação, que não seja os antecedentes do espaço serem para hortas e pomares e que seria desejável, na opinião de quem fez esta apreciação, que fosse um espaço para o desenvolvimento destas culturas.”

"Estou certo de que este parecer é rebatível, sendo que vou pedir uma reunião ao Ministro da Cultura sobre este assunto, porque não podemos andar reféns de opiniões subjetivas, que tendem a condicionar o desenvolvimento das cidades”, disse Fernando Ruas.

O autarca relembrou que é intenção da Câmara implementar um parque de estacionamento de superfície (em altura), junto à Estação Superior do Funicular, duplicando o atual número de lugares de estacionamento que existem na zona, podendo vir a integrar cerca de 80 a 100 lugares. "Queremos avançar com esta obra porque entendemos que este é mais um equipamento que vai facilitar o acesso pedonal ao Centro Histórico, que passará a ficar bem servido.”

Esta construção é abrangida, de forma integrada, na construção, manutenção, gestão, exploração e fiscalização que está a decorrer de 1667 lugares de estacionamento de Viseu, 799 dos quais em parques.

Destes, 315 lugares são novos, sendo relativos à construção dos parques de estacionamento na Rua Capitão Silva Pereira, que foi, recentemente, concluído, e junto ao Funicular, no logradouro da Rua Silva Gaio. Os parques de estacionamento de Santa Cristina e junto à Pousada de Viseu foram também requalificados, nos últimos anos.

Além disso, a Câmara Municipal de Viseu pretende também requalificar o edifício do antigo Mercado Municipal, dedicando alguns pisos a estacionamento automóvel.