Presidente da Câmara reúne com Ministro das Infraestruturas e da Habitação

28-10-2022Ambiente
Presidente da Câmara reúne com Ministro das Infraestruturas e da Habitação

Linha da Beira Alta, IP3 e ligação Viseu-Satão estiveram entre os assuntos abordados

No passado dia 14 de outubro, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, reuniu com o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, com o objetivo de abordar necessários investimentos para a região de Viseu.

O corredor ferroviário Aveiro-Viseu-Salamanca foi dos primeiros assuntos abordados na reunião. O Presidente da Câmara recordou a promessa do Governo de ligação de todas as capitais de distrito do país, sugerindo que a ligação deve avançar rapidamente. O senhor Ministro respondeu que, apesar de concordar com a ligação, não há verbas para a fazer.

Quanto ao IP3, Fernando Ruas apresentou a possibilidade de construção de um troço com quatro vias entre Penacova e Santa Comba Dão. "Esta solução que apresento permitiria ultrapassar os constrangimentos da chamada zona da livraria do Mondego que, com o atual projeto, impede que todo o IP3 possa ser duplicado”, defendeu o autarca.

Posteriormente, abordou-se a ligação Viseu-Satão e a Variante EN229, que já têm datas definidas. A primeira avançará até ao final deste ano; a Variante começará no primeiro trimestre de 2023.

"Quanto à transferência do domínio do IP5, apresentei ao senhor Ministro as condições que devem estar subjacentes a qualquer transferência deste tipo. Que ela venha acompanhada da verba necessária para a requalificação, ou que venha requalificada. E que se preveja a verba necessária para as manutenções”, referiu o Presidente da Câmara.

Recorde-se que o Presidente da Câmara, Dr. Fernando Ruas, reuniu com as Infraestruturas de Portugal no passado mês de junho, com o objetivo de também abordar parte destes temas.