Pista de atletismo de Viseu terá o nome do atleta viseense Carlos Lopes

08-07-2021Desporto
Pista de atletismo de Viseu terá o nome do atleta viseense Carlos Lopes
Município de Viseu aprovou hoje a atribuição do nome do campeão olímpico português à estrutura que integra o Estádio Municipal do Fontelo

A nova pista de atletismo de Viseu, que se encontra ainda em construção, já tem designação aprovada. O Executivo municipal decidiu hoje, em reunião de Câmara, atribuir o nome do antigo campeão de atletismo Carlos Lopes àquela estrutura. A pista de atletismo está incluída na obra de requalificação do Estádio Municipal de Viseu, um investimento global de 1,4 milhões de euros.

"Carlos Lopes é o eterno campeão olímpico português. É um atleta viseense, nascido em Vildemoinhos há 74 anos, que levou muito longe o nome de Viseu. Tenho a certeza que esta é a escolha mais acertada para a designação da nova pista de atletismo e serve também como uma homenagem justa e merecida”, explica Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu. Carlos Lopes foi um dos melhores atletas da sua geração e uma referência mundial do atletismo de longa distância. A 12 de agosto de 1984, venceu a prova da maratona nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, tornando-se o primeiro português a receber uma medalha de ouro no mais importante evento desportivo a nível mundial.

Recorde-se que a intervenção de requalificação envolve também a instalação de um novo relvado no estádio municipal e respetivas infraestruturas de drenagem de águas pluviais, rede de abastecimento de água e rede de rega. A construção das novas pistas de atletismo em tartan, incluirá todos os equipamentos para a prática das diversas disciplinas de atletismo.

Com estas obras, reforça-se um ciclo de investimento no Complexo Desportivo do Fontelo, nomeadamente no Pavilhão Gimnodesportivo, a requalificação e eficiência energética nas piscinas, para além dos novos relvados e melhoramentos no Campo 1º Maio, Futebol de 7, José Alves Madeira e Futebol de 5. A estas, junta-se ainda a requalificação dos dois campos de ténis, a ampliação do sistema de iluminação do espaço de Rugby, bem como múltiplas melhorias efetuadas, que incluíram novas cadeiras, casas de banho e bares, entre outras. Acresce ainda o Skate Park, que está a ser alvo de intervenção, e integra também o complexo.

Fotografia: Direitos Reservados