Percurso Pedestre "Rota da Ribeira de Várzea” vai ser requalificado

13-05-2021Ambiente
Percurso Pedestre "Rota da Ribeira de Várzea” vai ser requalificado
O Município de Viseu vai investir mais de 16 mil euros na requalificação do percurso pedestre "Rota da Ribeira de Várzea”, em Calde. A decisão foi tomada hoje, em reunião de Câmara, e o apoio financeiro será concretizado através de um contrato-programa a celebrar com a Junta de Freguesia de Calde. "Os espaços ao ar livre, como por exemplo os vários percursos pedestres do nosso concelho, constituem a opção mais segura para desenvolver uma atividade física, num momento em que o país está a sair do confinamento, mas em que a ameaça da pandemia ainda se mantém”, lembra Ermelinda Afonso, Vereadora do Desporto e Tempos Livres.

A "Rota da Ribeira de Várzea” é um percurso de "Pequena Rota”, com 8,8 quilómetros, e cujos pontos de interesse são de âmbito paisagístico, patrimonial, histórico, cultural e ambiental. O percurso inicia-se próximo de um conjunto de 86 poldras que, no passado, permitiam o atravessar do rio para as populações de Várzea e Sanguinhedo de Maçãs.

Ao longo dos percursos é possível ver diversos moinhos, uma capelinha, as eiras tradicionais e os canastros, uma lagareta e a barragem de Várzea de Calde. Outro dos pontos de interesse, e que motiva uma visita, é o Museu do Linho de Várzea de Calde, infraestrutura municipal responsável pela salvaguarda e preservação da tradição do linho e da lavoura tradicional.