Saltar para o conteúdo principal

Pela Avenida da Europa, vão desfilar dez grupos nas Marchas dos Santos Populares de Viseu

15-06-2023Cultura
Pela Avenida da Europa, vão desfilar dez grupos nas Marchas dos Santos Populares de Viseu

CONSULTE AQUI A PROGRAMAÇÃO


Festa das Freguesias retoma, esta sexta-feira, ao Parque Aquilino Ribeiro. Cavalhadas de Teivas e Vildemoinhos abrilhantam programa das Festas Populares

O mês é de Santos Populares e a Cidade-Jardim celebra, em clima de festa, as tradições que há muito fazem parte da sua identidade. De 16 a 24 de junho, o programa das Festas Populares de Viseu promete levar às ruas, avenidas, praças e jardins, centenas de viseenses, visitantes e turistas, com a realização da Festa das Freguesias, de 16 a 18 de junho; do Desfile e Concurso das Marchas dos Santos Populares, a 17; das Cavalhadas de Teivas, a 18; e das Cavalhadas de Vildemoinhos, a 24.  

O Parque Aquilino Ribeiro recebe, já a partir desta sexta-feira, dia 16 de junho, a Festa das Freguesias. Pelas 19 horas, as tradicionais casinhas de madeira abrem as suas portas para acolher as Freguesias do nosso concelho que, ao longo de três dias, até domingo, aqui se fazem representar para dar a conhecer os seus melhores atributos, em áreas como a gastronomia, o património ou a etnografia. 

Para todos aqueles que, de sexta-feira e domingo, visitarem o pulmão verde da Cidade-Jardim, haverá uma programação cultural imperdível, que contará com a atuação de duas dezenas de grupos de cantares e etnográficos, ranchos folclóricos, tunas e bandas filarmónicas. Músicas e danças tradicionais serão "rainhas” nas tardes deste fim de semana e todos são convidados a bailar. 

Já no sábado, dia 17, as Marchas desfilam na Avenida na Europa, pelas 21H30, mostrando as suas indumentárias e coreografias, algumas delas ao som da música "Viseu 900”, eleita a "Marcha Viseu 2023”, cuja autoria é de Tiago Miguel Gonzaga Videira. 

O habitual desfile e concurso regressa a esta Avenida, este ano contando com a participação de dez grupos marchantes: a Fundação Mariana Seixas; a Associação de Pais da Escola de Santa Eugénia; o Colégio "Os Traquinas”; o Jardim-Escola João de Deus de Viseu; a Junta de Freguesia do Campo; a APPACDM de Viseu; o Centro Cultural do Campo; o Centro Social Cultural Recreativo e Desportivo Leões da Beira; a Associação Folclórica Cultural e Recreativa Verde Gaio de Lordosa; e a Associação Cultural Social e Recreativa de Santiago. 

O primeiro fim de semana das Festas Populares de Viseu encerra da melhor forma, com as centenárias Cavalhadas de Teivas, que trazem o seu cortejo histórico às ruas da cidade no domingo, dia 18, pelas 15 horas. Entre carros tradicionais e alegóricos, a comunidade de Teivas celebra os 900 anos do Foral de Viseu de D. Teresa e os "amores” de Viseu, contando com a participação de 16 grupos. A célebre "Dança da Morgadinha” terá especial destaque no desfile, que celebra 370 edições. 

A programação das Festas Populares de Viseu estende-se até 24 de junho, Dia de São João, com a realização das Cavalhadas de Vildemoinhos. De manhã bem cedo, carros, bandas filarmónicas, grupos de bombos e outros alinham-se na Avenida Cidade de Aveiro e Avenida Alberto Sampaio para percorrem, a partir das 9 horas, as ruas do centro da cidade, cumprindo a promessa ao santo padroeiro e honrando uma tradição com 371 anos. Também os 900 anos do Foral de Viseu inspiram esta edição do cortejo. 

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi