Operação de manutenção de 9500 árvores de Viseu arrancou hoje

02-01-2023Ambiente
Operação de manutenção de 9500 árvores de Viseu arrancou hoje
Manutenção e avaliação fitossanitária são permanentes no concelho. Intervenções provocam condicionamentos pontuais

Iniciou-se hoje a intervenção de poda na floresta urbana do concelho de Viseu. No âmbito desta operação, prevê-se a intervenção em cerca de 9500 árvores de espaço público, de forma a corrigir questões estruturais, tornando-as mais resilientes às condições meteorológicas adversas e por forma a garantir a segurança pública dos munícipes. Deste modo, ao longo dos próximos meses, o Município de Viseu estará no terreno a realizar operações de manutenção no parque arbóreo público.

Garantir a proteção e qualidade das espécies arbóreas do concelho, assim como a segurança dos munícipes, bens e espaço público são objetivos primordiais subjacentes a este tipo de operações de manutenção ambiental, realizadas anualmente no concelho.

As intervenções poderão causar alguns condicionamentos pontuais ao nível da circulação e estacionamento nos locais, pelo que agradecemos a compreensão de todos os munícipes, lamentando eventuais incómodos causados.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas, "esta intervenção insere-se na política contínua de cuidado pela nossa Cidade-Jardim. Viseu é uma cidade amiga do ambiente e que cuida do seu património ambiental diariamente, enquanto assegura a proteção e segurança de todos”.

Consulte AQUI a listagem de árvores que serão alvo de podas no concelho (poderá sofrer alterações).

A importância da manutenção dos nossos espaços verdes

As árvores compõem o espaço, tornando-o mais aprazível, amenizando a deslocação de peões e automobilistas, melhorando as condições de vida. No entanto, atendendo à sua localização em meio urbano, estão sujeitas a constantes fatores de stress, diminuindo a sua vitalidade, como elementos primordiais da sustentabilidade natural num ambiente artificial.

Uma árvore enquadrada num meio adequado, sem restrições para a sua expansão subterrânea e aérea, e que não apresente sinais de declínio ou ataque de parasitas, não tem necessidade de ser podada. Em meio urbano, as árvores precisam de ser podadas para se adaptarem às diversas condicionantes do meio urbano, nomeadamente circulação rodoviária e demais infraestruturas.

No entanto, podas de redução drástica de copa irão provocar respostas extremas por parte das árvores, com a emissão de muitos ramos, muitas folhas de maior dimensão e maior desenvolvimento do sistema radicular, numa tentativa de assegurar a sua sobrevivência. Os novos ramos são sempre mais frágeis, as suas inserções nas pernadas são mais superficiais e o peso suspenso apoia-se mais longe do centro da árvore, tornando-os mais quebradiços e inseguros.

Apesar das podas decorrerem habitualmente nos meses de inverno, podem, no entanto, ser realizadas noutras épocas do ano, de acordo com a espécie arbórea e o tipo de poda a efetuar. Considerando-se uma atividade esporádica e não rotineira, nem todas as árvores são podadas anualmente, dependendo a periodicidade da espécie e localização.

Porque podamos as árvores da floresta urbana?

- Para estruturar as árvores, tornando-as mais resilientes às condições meteorológicas adversas;

- Para manter uma cobertura vegetal otimizada na produção de oxigénio, retenção de partículas, infiltração de água e amenização de temperaturas extremas;

- Para permitir a correta circulação pedonal e rodoviária;

- Para salvaguarda da segurança pública;

- Para permitir a coexistência com infraestruturas.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Viseu, ciente da importância da árvore no meio urbano, tem ao longo dos últimos anos adotado boas práticas de manutenção do parque arbóreo público, tendo sido inclusivamente distinguido com o prémio "Floresta Urbana Sustentável” pela QUERCUS.