Saltar para o conteúdo principal

Oficinas criativas, atividades desportivas, espetáculos e contos preenchem o programa do Dia da Criança em Viseu

28-05-2022Município
Oficinas criativas, atividades desportivas, espetáculos e contos preenchem o programa do Dia da Criança em Viseu
Parque Urbano de Santiago, Museus Municipais e Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva são espaços que receberão as crianças neste dia que lhes é dedicado

É já na próxima semana, dia 1 de junho, que é assinalado o Dia Mundial da Criança. Na Cidade-Jardim, o Município de Viseu preparou um conjunto de atividades e iniciativas para que os mais pequenos e as suas famílias possam desfrutar, seja nos Museus Municipais, na Biblioteca D. Miguel da Silva ou no Parque Urbano de Santiago. 

Para os fãs das atividades ao ar livre, o Parque Urbano de Santiago será uma opção obrigatória. Neste dia, entre as 16 e as 20 horas, haverá atividades de dança, ténis e karaté. Não faltarão também, para os mais aventureiros, os circuitos de obstáculos, assim como os cicláveis, com bicicletas, tricicletas, handybike, cadeira de rodas e karts a pedais.  

Neste espaço verde de Viseu, as crianças e jovens poderão ainda contactar com diferentes entidades e autoridades oficiais, nas áreas da Segurança, da Saúde, da Proteção Civil ou Militar, conhecendo assim diferentes veículos e equipamentos, equipas e missões, numa vertente lúdica, mas igualmente pedagógica. Marcarão presença a Polícia Municipal de Viseu, a Guarda Nacional Republicana, a Polícia de Segurança Pública, o Regimento de Infantaria nº14, os Bombeiros Sapadores de Viseu, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu e a Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário Vale do Dão. 

A par do desporto e da atividade física, partir à descoberta dos Museus Municipais é outro dos desafios que este Dia promove. 

No Museu do Linho de Várzea de Calde, haverá lugar a uma leitura de contos pela autora Ascensão Lopes, intitulados "Márcio e o Irmão” e "A Quinta do Tio Zeca”; jogos tradicionais, como macaca, elásticos, saltar à corda e lançamento do peão; e ainda uma oficina criativa, com a construção de um castelo e um puzzle associados aos contos ouvidos. Todas as atividades são gratuitas e destinam-se a crianças entre os 2 e os 12 anos. Para participar, os interessados devem inscrever-se através dos contactos 232 911 004 ou museu.varzea@cmviseu.pt. Estas acontecem não só no dia 1, como também no dia 2 de junho. 

Já na Casa da Ribeira, o dia será dedicado aos trabalhos manuais. "O meu carrossel sustentável” é o nome da atividade que as crianças poderão realizar, na qual, recorrendo a materiais recicláveis, como CD’s velhos, rolhas de cortiça, garrafas pet e cartão, irão construir o seu próprio brinquedo artesanal. Haverá duas sessões, pelas 10H30 e as 14H30, sendo o acesso gratuito e limitado, pelo que carece de inscrição prévia para os contactos 232 427 428 ou casadaribeira@cmviseu.pt.

"Livro de Artista” é a oficina proposta pelo Museu Keil Amaral. Pelas 10H30 e 15 horas, os petizes irão criar uma composição abstrata que depois de transformada em livro dará origem a 8 páginas/composições únicas. Para isso, terão de recorrer a várias técnicas, como a pintura, a transferência de fotocópias, o uso de moldes ou o desenho. O acesso é também gratuito e limitado, devendo as inscrições ser realizadas para os contactos 232 427 427 ou museukeilamaral@cmviseu.pt. 

Já o Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Prof. Galopim de Carvalho promoverá visitas guiadas à exposição permanente e à temporária (O Berço do Quartzo). Receberá ainda um grupo de crianças de uma escola de Viseu para uma visita guiada à exposição "Vendo a Terra nos Ombros do Gigante”, na qual os pequenos poderão realizar um conjunto de experiências. 

Por último, o Museu Almeida Moreira vai proporcionar um peddy-paper pelas ruas de Viseu, ao mesmo tempo que se revelarão muitos segredos e histórias da "Melhor Cidade para Viver”. A atividade intitula-se "Caminhando com o Chico”, é de acesso gratuito e carece também de inscrição prévia para os contactos 232 427 471 ou museualmeidamoreira@cmviseu.pt. Terá duas sessões: pelas 10H30 e 15 horas.

Para informações adicionais, os interessados poderão visitar a página de Facebook dos Museus de Viseu ou contactar cada um dos Museus Municipais. 

Na "Casa dos Livros”, cerca de 220 crianças de escolas do concelho de Viseu irão participar do espetáculo "As três princesas”, da Aquarela Mágica, promovido pela Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva. Ao longo do dia, os mais pequenos serão ainda convidados a visitar o espaço que proporcionará diversas brincadeiras em insufláveis no jardim.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi