Na Quinta da Cruz, em Viseu, visitantes são convidados a conhecer a “Moldávia em Desenho” pela mão dos jovens do país

26-01-2022Cultura
Exposição chega ao Museu Municipal este sábado, dia 29 de janeiro, e resulta de uma coprodução entre a Quinta da Cruz e a APECV. Conta com a curadoria de Silvia Casian

A Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu recebe este sábado, dia 29 de janeiro, uma nova exposição temporária, intitulada "Moldávia em Desenho – Retrospetiva da criação artística infantil 2016”.

O momento de inauguração terá lugar pelas 15 horas e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando de Carvalho Ruas, da Vereadora da Cultura e Turismo, Dr.ª Leonor Barata, da Presidente da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV), Dr.ª Teresa Eça, e da curadora, Silvia Casian. À data, tem também já presença confirmada nesta inauguração o Conselheiro da Embaixada da República da Moldávia na República Portuguesa, Petru Butucel, e a Diretora do Museu Nacional Grão Vasco, Dr.ª Odete Paiva.

Esta iniciativa é uma coprodução do Centro de Arte Contemporânea de Viseu e da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, que apresenta uma seleção de 50 obras realizadas por estudantes do ensino básico e secundário da Moldávia, entre 2005 e 2006.

A exibição reflete um período de mudança curricular no ensino pré-universitário e reúne diversos trabalhos de pintura e desenho, elaborados no âmbito de concursos como: "Europa – a nossa casa comum” e "História em imagens: artesanato e monumentos de arquitetura nacional”.

A coletânea conta com a curadoria de Silvia Casian, investigadora na área da educação artística, e visa promover a importância da educação artística visual na aquisição de competências de comunicação visual e valorização da criatividade dos alunos.

Esta apresentação é parte integrante do protocolo de colaboração técnica estabelecido entre o Município de Viseu, através da Quinta da Cruz, e a Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, em vigor desde 2016.

Até dia 16 de abril, as obras ocupam a Oficina, um espaço que espelha as várias linhas de ação da Quinta da Cruz já que, habitualmente, acolhe projetos resultantes da ação educativa, sejam eles realizados internamente ou através de parceiros.

Com vista a garantir a segurança de todos, os visitantes com mais de 12 anos que quiserem estar presentes devem fazer-se acompanhar de um dos seguintes elementos: certificado Digital COVID da União Europeia; comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo, há pelo menos 14 dias, com uma vacina contra a COVID-19; comprovativo de realização laboratorial de teste PCR, nas últimas 72 horas, com resultado negativo; OU um teste rápido de antigénio nas últimas 48 horas, com resultado negativo.

Para além disto, é obrigatório o uso de máscara, bem como o cumprimento do distanciamento social, recomendado pela Direção-Geral de Saúde. A lotação é limitada ao espaço.