Na Cidade-Jardim, o verão traz programa de férias para crianças e jovens
20-06-2023Município
De 3 de julho a 4 de agosto, há dezenas de oficinas criativas, atividades desportivas e tantas outras de caráter lúdico e pedagógico, a acontecer entre a Quinta da Cruz e o Espaço de Juventude do Fontelo
As férias escolares já iniciaram e o Município de Viseu lança as iniciativas "Verão na Quinta da Cruz” e "Verão Viseu Jovem”, com vista a proporcionar a crianças e jovens, entre os 6 e os 18 aos, um programa de atividades de caráter lúdico e pedagógico, entre os dias 3 de julho e 4 de agosto. Organizada por semanas, esta programação tem um custo de 30 euros por semana e participante e a lotação máxima de 25 participantes por semana. Cada participante poderá participar em mais do que uma semana de atividades.
Na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu, o conjunto de atividades é vocacionado para crianças entre os 6 e os 12 anos, sendo que são duas as semanas agendadas: a primeira de 17 a 21 de julho; e a segunda de 31 de julho a 4 de agosto; com horários entre as 9H30 e as 17 horas.
Nos jardins e espaço museológico, as crianças terão oportunidade de explorar diversas vertentes artísticas, nomeadamente a arte digital, as artes plásticas e o cinema; haverão momentos dedicados à educação ambiental, a danças e cantigas, à criação de xilogravuras e livros de cordel; será ainda promovida a aprendizagem do malabarismo, da música, da rádio, do teatro. A programação "Verão na Quinta da Cruz” é dinamizada em parceria com a Catrapum Catrapeia.
Já no Espaço de Juventude do Fontelo, com a parceria da Associação Adamastor, a programação é direcionada para os mais jovens, nomeadamente aqueles com idades entre os 13 e os 18 anos. O "Verão Viseu Jovem” abrange três semanas do mês de julho – a primeira de 3 a 7; a segunda de 10 a 14; e a terceira de 24 a 28 -, e acontece entre as 9H30 e as 18 horas.
Empreendedorismo; expressão plástica e dramática; multimédia e tecnologias; património histórico e cultural; desenvolvimento pessoal; atividade física e lazer; culinária; horticultura e microproduções; música e DJ set; dança, vídeo e fotografia, são algumas das áreas que os jovens terão à sua disposição, participando assim num conjunto de ações que têm por base de aprendizagem a formação não formal, a facilitação e formação entre pares.