Museu Nacional Grão Vasco mais rico com doação de cidadão viseense

08-07-2021Cultura
Museu Nacional Grão Vasco mais rico com doação de cidadão viseense
O Museu Nacional Grão Vasco recebeu, recentemente, a doação de 35 obras, 33 pinturas, uma escultura e uma peça de ourivesaria em prata dourada. O espólio, designado "Fio invisível", foi doado pelo jurista Ernesto Pais de Almeida, um ilustre viseense, à cidade que o despertou para a arte. Na reunião de Câmara de hoje, o Município de Viseu, pela voz de Conceição Azevedo, agradeceu publicamente o gesto "abnegado e altruísta” de Ernesto Pais de Almeida, nascido em Viseu no ano de 1937.

Nas peças objeto da doação, salienta-se a qualidade artística e estéticas das obras, produzidas por pintores holandeses, franceses e alemães, destacando-se do atelier de Peter Paul Rubens (séc. XVII) e pintores como Tobias Verhaecht (1561-1631), Jacob Fransz van der Merck (1610-1664) e Paul Landon (1761-1826), entre outros representados em importantes museus europeus. Os exemplares de pintura portuguesa merecem também destaque, dado poderem atribuir-se, ainda que provisoriamente, a André Reinoso e a Diogo Contreiras. As obras agrupam-se principalmente em pintura de paisagem e pintura de temática religiosa, assim como pintura mitológica e de retrato.

"Trata-se de um espólio valioso para o Museu Nacional Grão Vasco e para o concelho, pelo que o Município de Viseu faz questão de agradecer publicamente a Ernesto Pais de Almeida”, afirmou a Presidente viseense. Conceição Azevedo destacou ainda o empenho da diretora do Museu, Odete Paiva, em todo o processo. "Viseu fica certamente mais rico com este magnífico conjunto de obras de arte”, concluiu.