Saltar para o conteúdo principal

Museu do Quartzo recebe fóssil milenar doado por Galopim de Carvalho

16-12-2021Cultura
Museu do Quartzo recebe fóssil milenar doado por Galopim de Carvalho
Peça petrificada por calcedónia tem cerca de 225 milhões de anos e é oriunda do Arizona (EUA)
  
Ontem, dia 15 de dezembro, o Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Prof. António Galopim de Carvalho recebeu uma doação especial daquele que foi o seu mentor – Galopim de Carvalho.
  
Em causa está uma peça de madeira petrificada por calcedónia, denominada Araucarioxylon arizonicum. Este fóssil possui cerca de 75 centímetros de diâmetro por 3 centímetros de espessura e conta com, aproximadamente, 225 milhões de anos (do período geológico Triásico). Oriunda do Petrified Forest National Park, no estado do Arizona (EUA), este fóssil faz agora parte da coleção do Museu Municipal.
   
O Professor Galopim de Carvalho é um célebre especialista na área da Geologia, que esteve na origem e desenvolvimento do Museu do Quartzo.
 
A oferta deste fóssil surgiu com o intuito de disponibilizar ao público uma peça da sua coleção pessoal, permitindo assim a divulgação de conhecimento relevante sobre estudos relativos à mineralogia/geologia e, eventualmente, de paleontologia, consistindo num atrativo adicional para investigadores interessados em explorar as coleções em reserva. 

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi