Museu Almeida Moreira abre portas a nova exposição do pintor viseense Jorge do Carmo

21-08-2020Cultura
"Jorge do Carmo: Um Regresso” inaugura domingo, dia 23 de agosto. Obra pictórica convida a um olhar sobre as paisagens de Viseu e outros lugares

O Museu Almeida Moreira acolhe, a partir do próximo domingo, dia 23 de agosto, uma nova exposição de pintura, intitulada "Jorge do Carmo: Um Regresso”.

A inauguração terá lugar pelas 17 horas e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, do Vereador da Cultura e Turismo, Jorge Sobrado, e do autor, o pintor Jorge do Carmo.

Natural de Viseu, Jorge do Carmo nutriu desde cedo um particular interesse pela pintura, paixão que o levou à zona da Ribeira, onde à época se reuniam vários pintores com quem teve oportunidade de interagir e aprender. Ao longo dos anos, a sua sensibilidade artística traduziu-se numa vasta obra pictórica que teve oportunidade de expor e dar a conhecer em dezenas de exposições individuais e coletivas, com especial enfoque nas zonas centro e norte do país, em Museus, Galerias de Arte, Câmaras Municipais, entre outros espaços culturais e instituições.

Na casa do Capitão Almeida Moreira, Jorge do Carmo apresenta agora uma mostra do seu acervo, expondo obras que retratam, em particular, Viseu e os seus recantos e "cartões-de-visita”, como a Ribeira, a Sé, a Rua Direita, a Praça D. Duarte ou as Portas e Muralhas antigas da cidade, mas também as cidades do Porto e Paris. Elegendo a técnica da aguarela, é através do seu olhar que o pintor convida o público a viajar por entre as vivências e memórias destes locais e paisagens.

No seu percurso artístico, Jorge do Carmo conta com vários prémios e distinções, entre eles a Medalha de Mérito Municipal, atribuída pelo Município de Viseu, em 2019, pelos seus 60 anos dedicados à arte, através da qual levou mais longe o nome e a identidade de Viseu.

A exposição "Jorge do Carmo: Um Regresso” poderá ser visitada até 25 de outubro. É também parte integrante da programação do CUBO MÁGICO.