Município de Viseu renova apoios à Associação de Criadores de Gado da Beira Alta

06-05-2021Município
A Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo, e o Vice-Presidente, João Paulo Gouveia, deslocaram-se hoje, dia 6, ao recinto da Feira de Gado, em Rio de Loba, para assinarem dois protocolos com a ACGBA – Associação de Criadores de Gado da Beira Alta.

A renovação dos protocolos confirma o apoio continuado do Município de Viseu aos criadores de gado e à relevante atividade que desenvolvem. Desde 2015, a autarquia estabeleceu uma comparticipação, na componente sanitária, baseada no número de bovinos, ovinos e caprinos existentes no concelho.

Recorde-se que o Município de Viseu tem também apoiado os agricultores através de um protocolo tripartido entre a autarquia, a ACGBA e a CAP, através do Gabinete do Agricultor, disponibilizando o espaço e todos os custos associados (estando previsto uma comparticipação para a presença de um técnico nesse espaço). Este apoio prevê a divulgação e dinamização ao acesso de financiamento aos agricultores, captação de novos jovens agricultores qualificados de modo a atrair mais recursos, financeiros e humanos para o setor agroalimentar assim como promover, organizar e divulgar formação específica e necessária para o setor agrícola.