Município de Viseu reconheceu 740 alunos por mérito escolar numa noite especial

18-06-2022Educação
Município de Viseu reconheceu 740 alunos por mérito escolar numa noite especial
Cerimónia decorreu no Pavilhão Multiusos e reuniu alunos do 1º Ciclo ao Ensino Superior

O Município de Viseu distinguiu esta sexta-feira à noite, dia 17 de junho, alunos de 17 instituições escolares do concelho de Viseu, no decorrer da Cerimónia anual de Reconhecimento Municipal por Mérito Educativo, que se realizou no Pavilhão Multiusos de Viseu.

Nesta noite especial, foram distinguidos por mérito escolar 740 alunos, de cinco agrupamentos de escolas (Viseu Norte, Infante D. Henrique, Mundão, Viso e Grão Vasco), dos colégios da Imaculada Conceição e Via Sacra, do Jardim-Escola João de Deus, das escolas profissionais Mariana Seixas, Projeto Plural e Profitecla, das escolas secundárias Emídio Navarro, Alves Martins e Viriato e da Universidade Católica, do Instituto Piaget e do Instituto Politécnico de Viseu. A lista de distinções incluiu 234 alunos do 4.º ano, 111 do 6.º ano, 109 do 9.º ano, 163 do 12.º ano, 49 do ensino profissional e 74 do ensino superior.

Ao intervir, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, destacou "a comunidade feliz que Viseu tem e que se reflete nos resultados escolares dos nossos alunos”, acrescentando que "Viseu é a "Melhor Cidade para Estudar” graças ao esforço de toda a rede escolar do concelho e que, este ano, nos permitiu distinguir muitos alunos pelos seus excelentes resultados”.

O Vereador da Educação, Dr. Pedro Ribeiro, lembrou também que "esta distinção reconhece o grande mérito dos alunos ao nível do aproveitamento escolar, mas também das condutas cívicas e participação ativa em iniciativas das escolas”. "Viseu continuará a ser um local excelente para estudar porque continuamos a investir e a promover um sistema educativo mais moderno”.

Ao longo da Cerimónia, foram reconhecidas as diferentes instituições escolares, através dos seus diretores e presidentes, pelo trabalho desenvolvido e que coloca o Município de Viseu como uma das melhores cidades para estudar do país. Prestados foram também agradecimentos a todos aqueles que fazem parte e constroem, diariamente, a comunidade escolar, desde encarregados de educação e auxiliares a professores, por juntos trabalharem em prol de uma melhor qualidade do ensino.

A Cerimónia de Reconhecimento Municipal por Mérito Educativo contou ainda com vários momentos culturais que encheram o Pavilhão de cor e animação. Atuações de música e dança, com alunos de várias escolas do concelho, levaram os participantes a viajar entre as performances e as composições, além da atuação da banda Fingertips.

O evento contou também com a presença do Presidente da Assembleia Municipal de Viseu, Dr. José de Mota Faria, do restante Executivo Municipal e da Delegada Regional de Educação do Centro, Dra. Cristina Oliveira.

Dado o elevado número de alunos que foram reconhecidos nesta noite, a lotação do espaço foi limitada e a cerimónia não esteve aberta ao público em geral. Com vista a garantir que todas as crianças e jovens tiveram a possibilidade de ser acompanhados pelos familiares ou amigos, o Município de Viseu restringiu o acompanhamento a um máximo de 2 pessoas por cada aluno.