Município de Viseu organiza atividades para o Dia Mundial da Criança

28-05-2021Município
Município de Viseu organiza atividades para o Dia Mundial da Criança
A 1 de junho, há atividades na Biblioteca, nos Museus e no Parque Urbano de Santiago para os mais pequenos

Na próxima terça-feira, 1 de junho, o Município de Viseu celebra o Dia Mundial da Criança com diversas atividades que se estendem pela Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, pelos 8 Museus Municipais e pelo Parque Urbano de Santiago.

Na Biblioteca Municipal, decorrerá uma hora do conto, seguida de jogos e brincadeiras tradicionais.

O Museu Almeida Moreira dinamiza a exploração dos elementos naturais, apoiando-se no lema "Viseu Cidade-Jardim” para estimular a criatividade dos mais novos através da jardinagem. Também o Museu Keil Amaral – Pessoas, Arte, Coleções aguça a imaginação de todos os participantes, desafiando-os a descobrirem e descreverem texturas.

O Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Prof. Galopim de Carvalho, por sua vez, ensinará às crianças as tradicionais técnicas de modelagem dos Oleiros de Santa Luzia. A Casa da Ribeira oferece uma oficina de expressão plástica, em que serão utilizadas diferentes técnicas artísticas como o decalque, a carimbagem e a colagem.

Já o Museu do Linho de Várzea de Calde presenteia os seus visitantes com a atividade "Sementeira do Linho”. Para além disso, conta ainda com uma atividade de expressão corporal e dramática e um ateliê intitulado "O que vês no Jardim?”. O Polo Arqueológico de Viseu António Almeida Henriques propõe uma atividade de exploração autónoma de vestígios arqueológicos espalhados pela cidade.

No que diz respeito ao Museu de História da Cidade, a atividade proposta é uma oficina para construir amores-perfeitos na técnica japonesa origami. A Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea convida as crianças à participação numa ação comunitária denominada "Uma Horta na Sala de Aula”. Os participantes poderão acompanhar e registar o crescimento de uma planta.

No que toca à vertente desportiva, ao longo do dia, no Parque Urbano de Santiago, haverá espaço para a prática de exercício ao ar livre, nomeadamente aulas de dança, yoga, desportos coletivos e um circuito de cadeira de rodas, tricicleta e triciclo, entre outras.

Às 21 horas, realizar-se-á o webinar "O Direito a Brincar”. Organizado pelo Município de Viseu e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ-Viseu), decorrerá através da plataforma Zoom.

Este webinar contará com a presença de Melanie Tavares, Psicóloga e Coordenadora dos Setores da Atividade Lúdica e da Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança, do Instituto de Apoio à Criança.

As inscrições são gratuitas mas limitadas a 100 participantes. Os interessados devem inscrever-se através do link