Saltar para o conteúdo principal

Município de Viseu homenageia viseenses e cidadãos ilustres com a inauguração de novas placas toponímicas

01-09-2021Município
Município de Viseu homenageia viseenses e cidadãos ilustres com a inauguração de novas placas toponímicas
João Luís Inês Vaz, José Matos ou Mário Soares foram alguns dos topónimos atribuídos a nove artérias na cidade de Viseu

O Município de Viseu procedeu ao descerramento e inauguração de um conjunto de novas placas de toponímia, atribuídas a nove ruas e avenidas da cidade. O momento de inauguração em cada um destes arruamentos contou com a presença de familiares e amigos, que se juntaram aos elementos do Executivo municipal e aproveitaram a ocasião para saudar a memória de entes queridos, que foram assim homenageados.

Avenida Lusitano Futebol Clube, Rua Tristão Ferreira de Almeida, Avenida Diamantino Henriques, Avenida João Luís Inês Vaz, Avenida José Matos, Avenida Pedro Henriques, Rua José dos Santos Sena, Avenida Mário Soares e Avenida Luís Almeida Henriques. São estes os novos topónimos que integram agora oficialmente a rede viária da cidade de Viseu. "É com especial satisfação que damos cumprimento às propostas da Comissão Municipal de Toponímia. Para além deste ser um processo importante no que respeita ao ordenamento do concelho, é também uma oportunidade para homenagear individualidades e/ou coletividades de relevo regional e nacional”, adianta Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu.

Recorde-se que, face ao grande desenvolvimento urbanístico do concelho de Viseu e expansão demográfica, a toponímia, para além de ser um elemento indispensável na orientação e comunicação entre as pessoas, assume particular importância na medida em que os nomes atribuídos aos arruamentos e a outros espaços públicos traduzem factos, personalidades ou acontecimentos que marcaram em determinado momento a história de um concelho.

Nesse sentido, Conceição Azevedo fez questão de agradecer publicamente aos elementos que compõem a Comissão Municipal de Toponímia. "Quero salientar o excelente trabalho desenvolvido pela Comissão, nomeadamente dos técnicos e Vereadores que dela fazem parte, mas especialmente da Dra. Fátima Eusébio, do Dr. Alberto Correia e do Inspetor António Lopes Pires, que integram este órgão na qualidade de cidadãos de reconhecido mérito. Nos últimos anos, de forma altruísta, contribuíram para a construção do concelho de Viseu, emprestando o seu tempo e conhecimento para esta tarefa minuciosa e fundamental para nossa vida em comunidade”.
 

Os novos arruamentos de Viseu

Avenida Lusitano Futebol Clube

O Lusitano é um clube icónico de Viseu com mais de 100 anos de história. Representante genuíno das gentes da freguesia de Vildemoinhos, conhecida como os Trambelos.

Rua Tristão Ferreira de Almeida

Engenheiro natural de Viseu, foi Presidente da Câmara Municipal e responsável por melhorias no concelho, como a valorização do Parque do Fontelo, a modernização da Estação dos Caminhos de Ferro e da Central de Camionagem.

Avenida Diamantino Henriques

Médico que exerceu atividade nos concelhos de Nelas e Viseu. Distinguiu-se pela generosidade e humanismo, sendo conhecido como médico dos pobres. Lutou sempre contra a ditadura, tendo sido preso mais do que uma vez.

Avenida João Luís Inês Vaz

Doutorado em Pré-História e Arqueologia pela Universidade de Coimbra e professor associado da Universidade Católica Portuguesa. Como arqueólogo esteve envolvido em campanhas de escavação em castros e estações arqueológicas romanas na região de Viseu e de Aveiro. Desempenhou diversos cargos públicos, entre os quais o de governador civil de Viseu, durante sete anos.

Avenida José Matos

O Engenheiro José Matos foi Vereador na Câmara Municipal de Viseu e um lutador em prol do desenvolvimento do Mundo Rural e da valorização da Agricultura e da Floresta, a que se dedicou em termos profissionais.

Avenida Pedro Henriques

Médico internista do Hospital de São Teotónio, responsável pela criação da Unidade de Diabetes no hospital. Foi o primeiro médico no distrito a fazer consulta da diabetes.

Rua José dos Santos Sena

Industrial e comerciante e um dos grandes empregadores da região. Desenvolveu atividade em variados setores, desde a construção à representação de automóveis.

Avenida Mário Soares

Fundador e líder do Partido Socialista, foi Primeiro-Ministro de Portugal e Presidente da República e um dos símbolos da democracia portuguesa.

Avenida Luís Almeida Henriques

O mais novo médico radiologista do país, instalou-se em Viseu onde exerceu em diferentes locais, nomeadamente no Hospital de S. Teotónio. Foi ainda sócio fundador da Casa de Saúde de S. Mateus e Deputado da Assembleia Constituinte.
 

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi