Município de Viseu e Viseu Novo SRU unem esforços para apoiar refugiados ucranianos

04-03-2022Social
Em pleno cenário de guerra, sem fim à vista, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando de Carvalho Ruas, salientou os esforços da autarquia na ajuda a refugiados que possam chegar a Viseu, nos próximos dias.

Em articulação com a Viseu Novo – SRU, que já trabalha no terreno na identificação de habitações que possam alojar famílias ucranianas, o Presidente garantiu que o "Município estará disponível para todo e qualquer apoio a estas pessoas”.

A par de toda a ajuda humanitária que tem agitado Viseu durante estes dias, um empresário viseense (que prefere o anonimato) disponibilizou-se para assumir as despesas do aluguer de um camião TIR ou, em alternativa, o aluguer de um autocarro, a fim de transportar refugiados para Viseu.

O Presidente da Câmara enalteceu este gesto como sendo o reflexo da solidariedade e compaixão dos viseenses, afirmando que a chegada de ucranianos poderá ser "uma lufada de ar fresco para o combate à desertificação dos meios rurais, sendo que a Região Centro necessita de 52 mil pessoas por ano para repor a população que foi perdendo ao longo dos últimos anos”.