Saltar para o conteúdo principal

Município de Viseu convida a viver o verão num Centro Histórico sem carros, já a partir de amanhã

Município de Viseu convida a viver o verão num Centro Histórico sem carros, já a partir de amanhã
À boleia da iniciativa "Verão na Cidade-Jardim”, o encerramento de trânsito terá lugar às sextas-feiras, sábados e domingos, até 21 de setembro

Com o arranque da iniciativa "Verão na Cidade-Jardim”, a 9 de junho, o Centro Histórico será um dos palcos privilegiados desta estação para acolher uma programação multidisciplinar, especialmente preparada para todos os públicos. À boleia desta iniciativa, mas também procurando desincentivar o uso do automóvel na zona antiga da cidade, o Município de Viseu renova o convite a viseenses, visitantes e turistas para usufruírem em pleno das ruas e praças, num ambiente seguro, sem carros e propício a uma circulação a pé ou em bicicleta, mais confortável e "amiga” do ambiente. 

Neste contexto, e já a partir de amanhã, dia 18 de junho, será promovido o encerramento de trânsito no Centro Histórico, às sextas-feiras e sábados, entre as 16 horas e as 23H30, assim como aos domingos, entre as 15 e as 19 horas. Esta medida prolongar-se-á até ao final da iniciativa "Verão na Cidade-Jardim”, a 21 de setembro. Estes horários de abertura e fecho poderão ser sujeitos a alterações, em virtude da evolução da pandemia e da avaliação semanal realizada. 

A Polícia Municipal de Viseu será responsável pela realização dos respetivos cortes de trânsito, acompanhando e prestando apoio no terreno. Esta interdição no Centro Histórico contempla os principais acessos à zona antiga, nomeadamente no início da Rua dos Combatentes da Grande Guerra e no entroncamento da Travessa da Misericórdia com o Adro da Sé, mantendo-se a circulação pela Calçada da Vigia. 

Consequentemente, será autorizado, excecionalmente, o acesso a moradores e clientes dos hotéis Palácio dos Melos e Casa da Sé pela Porta do Soar, em sentido inverso, sendo a saída realizada pela Rua D. Duarte e Rua do Carmo. O acesso à Rua do Carmo poderá vir a assumir um acesso alternativo a partir de 1 de julho, com o arranque de iniciativas na Rua Direita. 

Nos horários de culto e cerimónias religiosas, a ter lugar na Sé de Viseu ou na Igreja da Misericórdia, o acesso ao Adro da Sé será permitido, excecionalmente, nestes períodos, pela Travessa da Misericórdia.

Face às circunstâncias que vivemos, neste contexto da pandemia COVID-19, o Município reforça o apelo à responsabilidade e papel ativo de cada cidadão, no cumprimento das regas e indicações estabelecidas pela Direção-Geral de Saúde. Lembrar que o uso obrigatório de máscara, a higienização regular das mãos, o cumprimento do distanciamento social e da etiqueta respiratória, assim como o evitar de aglomerados são gestos e ações necessárias e para o bem-estar de toda a comunidade.

Aceda AQUI ao mapa de condicionamentos. 


Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi